Gestao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula-tema 3: Tecnologias - terceirização, benchmarking e Open Book Management (OBM)
Esta aula-tema se baseia nos capítulos IV, V e VI do livro-texto Tecnologias e ferramentas de gestão[1] (p. 79-112) e tem por objetivo apresentar três tecnologias de gestão: terceirização, Benchmarking e Open Book Management (OBM), descrevendo seus conceitos, suas características e vantagens para as organizações.O termo terceirização, em inglês chamado de outsourcing, é um processo em que uma atividade executada por uma organização passa a ser realizada por terceiros, seja outra organização, uma pessoa física ou uma cooperativa. A prática teve início nos Estados Unidos, na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial. Na época, as indústrias bélicas americanas tinham como desafio concentrar-se nodesenvolvimento da produção de armamentos e passaram a delegar algumas atividades de apoio para outras empresas.
Terceirização pode ser entendida também como o processo de delegar a terceiros as atividades-meios da organização, fazendo com que a empresa que terceiriza possa concentrar esforços em sua atividade-fim, ou seja, atividades que são fundamentais para a manutenção de seus negócios. Alegislação brasileira só permite a terceirização de atividades-meio, como serviços de portaria, vigilância, limpeza, manutenção, transportes, fornecimento de refeições, serviços médicos e outros.
Conforme adotada atualmente, a terceirização tem oito objetivos, o principal deles é a redução de custos. Existem, porém, alguns fatores de risco para o sucesso da terceirização. Se esses riscos não foremadministrados adequadamente, podem comprometer o desempenho do negócio.
Constituem fatores de risco para a terceirização: o desconhecimento dos detalhes do objeto da atividade a ser terceirizada; a seleção do parceiro; o preparo de gerentes e funcionários para que aceitem a prestação de serviços terceirizados; a capacidade de a empresa coordenar as atividades desempenhadas por terceiros (esses eoutros objetivos, assim como os fatores de risco envolvidos na terceirização, são esclarecidos nas Web Aulas e no livro-textoTecnologias e ferramentas de gestão).
Um plano de terceirização deve seguir algumas etapas. Inicialmente, deve-se elaborar um plano estratégico, com a identificação de áreas de atuação-chave, envolvendo cronogramas e objetivos. É preciso também preocupar-se com as tarefasvoltadas à conscientização de todos os envolvidos na terceirização, visando a eliminar barreiras e uniformizar os entendimentos sobre o processo. Recomenda-se definir uma política de terceirização, com destaque para as diretrizes que nortearão o processo. Nessa política, devem-se estabelecer os objetivos específicos de cada atividade a ser terceirizada.
A segunda tecnologia de gestão destacada nestaaula-tema é o benchmarking, um sistema de avaliação de produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como as melhores em suas áreas. O objetivo dessa ferramenta é comparar processos, serviços e produtos entre empresas, para melhoria das organizações. As empresas fazem essa avaliação para comparar processos, produtos e identificar oportunidades de melhoria em suasorganizações. Assim, ganham competitividade e promovem o desenvolvimento organizacional.
Já o Open Book Management (OBM),que pode ser traduzido como “Gestão ou Gerenciamento com o Livro Aberto”, é uma ferramenta que surgiu nos Estados Unidos, na década de 1980, e ainda é pouco aplicada no Brasil. Foi criada pelo empresário Jack Stack, mas a tecnologia se tornou conhecida com o livro dojornalista John Case, publicado em 1995, que reuniu vinte casos desse estilo de gestão.
É uma tecnologia de aplicação simples, que permite a participação das pessoas da organização na gestão. O envolvimento ocorre com o conhecimento de todos os funcionários sobre dados e números da organização, incluindo dados contábeis, financeiros, assim como conhecimento sobre a operação da empresa e os resultados a...
tracking img