Taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensaio (*) - Taylor superstar

(*) Clemente Nóbrega

Um livro que está sendo cotado para o Prêmio Pulitzer, a maior distinção literária americana: The One Best Way: Frederick Winslow Taylor and the Enigma of Efficiency, de Robert Kanigel. Trata-se de uma biografia de Frederick Taylor, o primeiro expert americano em racionalização e eficiência no trabalho. Primeiro “manifestorevolucionário” sobre o redesenho de processos de trabalho visando aumentos radicais de produtividade é, de longe, o mais bem-sucedido de todos até hoje. Ao contrário do que dão a entender propostas modernas, supostamente revolucionárias, o tema não é novo: surgiu em 1911 com a promessa de, já naquela época, alterar para valer as concepções predominantes no mundo do trabalho. Taylor prometeu e cumpriu.Taylor publicou suas idéias em 1911 num livro intitulado The Principles of Scientific Management. Homem comum de família rica, mas não um intelectual brilhante, sua influência no século XX é, comparável à de Henry Ford ou Thomas Edson. Peter Drucker, o guru supremo do mundo da administração, coloca-o ao lado de Freud e Darwin em importância, atribuindo às suas idéias um peso decisivo para aderrocada da proposta marxista.
O pensamento taylorista acabou extrapolando o mundo da empresa e penetrando em todos os aspectos da vida do século XX. Como um ácido que dissolve tudo, nada foi capaz de detê-la. A originalidade do livro está na ênfase que dá a essa dimensão pouco notada das idéias de Taylor: partiram do “chão de fábrica”, mas alçaram vôo e acabaram condicionando obsessivamente acultura do século. Os japoneses devoraram os escritos de Taylor na fase de reconstrução, no pós-guerra. Russos e alemães adotaram suas idéias.
No atual momento econômico que vivemos, neoliberal-globalizado. Taylor continua atual. Observando o que ocorria no “chão de fábrica” do início do século - aquele ambiente chapliniano de Tempos Modernos - ele teve o insight decisivo: é possívelaplicar conhecimento ao trabalho. É possível otimizar a produção descobrindo e prescrevendo a maneira certa de se fazer as coisas – “the one best way” - para atingir o máximo em eficiência. Pode parecer banal, mas revelou-se explosivamente inovador, sobretudo, porque naquela época não havia nenhum pensamento por trás do ato de trabalhar. Trabalho era ação pura; trabalhava-se apenas. Não haviametodologia, só força bruta. Os gerentes limitavam-se a estabelecer cotas de produção, não se preocupavam com processos. Era só “o que”, não “como”.
O taylorismo é o germe de todas as propostas que, vieram depois para formatar racionalmente o ato de se produzir qualquer coisa. Gerar resultados por intermédio de pessoas. O executor do trabalho era totalmente passivo, no processo e tinha de sesubmeter ao sistema. Nas palavras do próprio Taylor, o importante era o sistema, não o homem. Ele bem que poderia ter escrito um livro com o título: As Pessoas em Segundo Lugar, Talvez em Terceiro ou Produtividade Através do Sistema, não das Pessoas. Taylor é o pai de todos os processos de automação. A idéia taylorista revelou-se como um fato simples: ela dá certo!
Da concepção de operação doMcDonald's para entregar a seus clientes centenas de milhões de Big Mac’s a cada ano ao advogado que contabiliza aos centavos o tempo que dedica a cada cliente; da universidade ao estádio de futebol; do hospital ao partido político; das igrejas às organizações não governamentais, o taylorismo é algo profundamente entranhado em nossa maneira não só de administrar, mas de viver. Ao mesmo tempo em querejeitava qualquer possibilidade de contribuição inteligente por parte do trabalhador.
Para Taylor, o trabalhador não precisava pensar, mas teria de participar, senão nada funcionaria. No centro da idéia taylorista há uma enfática proposta de participação do trabalhador, mas participação no resultado, não na formulação dos processos ou das decisões que levariam a esses melhores...
tracking img