Gestao integrada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


Com as constantes mudanças sociais políticas e econômicas atravessadas pelo mundo, os países buscam, junto às comunidades empresariais internas, o fortalecimento de sua economia, o crescimento e o desenvolvimento, impulsionados principalmente pela globalização.
Diante deste cenário e da livre concorrência as empresas voltam sua atenção a novas questões comomeio ambiente, sustentabilidade, satisfação dos clientes e funcionários, tecnologia, etc.
O novo mercado exige qualidade, custo, consciência ecológica e qualidade de vida e que força as empresas à busca de novas estratégias de organização e gerenciamento que atendam essas características. Os produtos e serviços, neste novo ambiente, devem trazer o comprometimento das empresas responsáveispelos mesmos em atender aos padrões das normas internacionais de qualidade, sustentabilidade ambiental e proteção à integridade física e saúde de seus trabalhadores. Assim, o gerenciamento das questões ambientais e de saúde e segurança do trabalho, com foco na prevenção de acidentes e no tratamento dos problemas potenciais, passou a ser o gerenciamento da própria viabilidade e sobrevivência doempreendimento.
Além disso, a crescente pressão sobre as empresas de se fazer mais com menos trouxe como consequência, a integração de seus sistemas de gestão, com o objetivo de reduzir os custos e atender às normas de formas simultânea.
O SGI (Sistema de Gestão Integrada) é a combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da saúdee segurança dos trabalhadores permitindo garantir sempre a melhoria continua dos processos, projetos, serviços, produtos, etc. Este sistema é baseado nas normas ISO 9001, 14001 e OHSAS 18001. Esta certificação traz inúmeros benefícios para a empresa e é vista com uma grande oportunidade de crescimento e desenvolvimento, visando, acima de tudo, a responsabilidade social.






2. OBJETIVOO presente trabalho tem como objetivo conceituar o programa de gestão integrada, bem como sua aplicação numa empresa de grande porte, com enfoque no meio ambiente, saúde e segurança do trabalho, além de analisar os resultados obtidos.


3. REVISÃO DE LITERATURA


1. Sistemas de Gestão


Chiavenato (2000) conceitua sistema como sendo “um conjunto de elementosinterdependentes, cujo resultado final é maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam caso operassem de maneira isolada”.
Segundo Frosini e Carvalho (1995), um sistema de gestão é conceituado como o conjunto de pessoal, recursos e procedimentos, dentro de qualquer nível de complexidade, cujos componentes associados interagem de uma maneira organizada para realizar uma tarefaespecífica e atingem ou mantém um dado resultado.
Analisando-se sob o aspecto empresarial, os objetivos de um sistema de gestão são o de aumentar constantemente o valor percebido pelo cliente nos produtos ou serviços oferecidos, o sucesso no segmento de mercado ocupado (através da melhoria contínua dos resultados operacionais) a satisfação dos funcionários com a organização e da própriasociedade com a contribuição social da empresa e o respeito ao meio ambiente (Viterbo Jr, 1998).
Tais objetivos podem ser alcançados baseados no método PDCA - Plan, Do, Check, Act. A figura 1 descreve o sistema aplicado, onde cada uma das partes do método traz o seguinte conceito:


• Plan (Planejar): estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados de acordo comos requisitos do cliente e políticas da organização;
• Do (Fazer): Implementar os processos;
• Check (checar): monitorar e medir processos e produtos em relação às políticas, aos objetivos e aos requisitos para o produto e relatar os resultados;
• Act (agir): executar ações para promover continuamente a melhoria do desempenho do processo.


[pic]
Figura 1: Esquema...
tracking img