Gestao financeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MATERIAL DE AFO PARA PROVA
Capitulo l
1- Descreva um conceito de finanças e responda se os argumentos que envolvem esse termo são essenciais no meio empresarial atual. Justifique.
“Finanças é a aplicação de uma série de princípios econômicos para maximizar a riqueza ou valor total de um negócio”. Esses argumentos são essenciais, pois conhecer os princípios econômicos facilitará odirecionamento correto dos recursos disponíveis no momento, visando minimizar os prejuízos.

2- A globalização da economia, conceito chave dos anos 90, forçou as empresas a adotarem estratégias mais apuradas para lidar com finanças corporativas. No conflito entre risco e retorno, as empresas adotaram alguns instrumentos estratégicos mais sofisticados, como que envolvem derivativos, opções, swaps ehedges. Por que existe a necessidade na gestão de risco de levar em consideração esses instrumentos financeiros?
Pois esta é a forma de minimizar os riscos financeiros, pois utiliza-se diferentes tipos de instrumentos com fonte de rentabilidade diferente.

3- Dentro da dinâmica de decisões financeiras, a administração financeira volta-se ao planejamento financeiro, controle financeiro,administração de ativos e administração e passivos. Defina as quatro funções citadas.
Planejamento financeiro: procura evidenciar as necessidades de crescimento da empresa evidencia eventuais desajustes.
Controle financeiro: acompanha e avalia todo o desempenho da empresa.
Adm. de ativos: procura a melhor estrutura, em termos de risco e retorno dos investimentos empresariais e gerenciar de formaeficiente seus valores.
Adm. de passivos: está voltado para a aquisição de fundos e gerenciar sua composição.

4- Quais são os riscos da empresa associados às decisões financeiras? Discuta cada um desses riscos.
Risco Econômico: baseia-se na relação entre o retorno do investimento e o custo da captação.
Risco Financeiro: identifica-se pela sincronização entre a capacidade de geração de caixados negócios e o fluxo de desembolsos exigidos pelos passivos.

5- O objetivo contemporâneo da administração financeira está centrado na maximização da riqueza de seus acionistas. Assim fica evidenciado o impacto que cada decisão financeira determina sobre a riqueza. Neste contexto, discuta se o lucro contábil é o critério mais indicado para a tomada de decisões financeiras.
Não, porque olucro contábil não leva em consideração os riscos associados aos fluxos esperados de rendimentos.

6- Maximizar o lucro e a riqueza da empresa são termos idênticos? Por quê?
Não, porque a maximização do lucro está relacionada com o resultado do exercício e a maximização da riqueza está relacionada com o aumento do patrimônio da empresa.

7- Na dinâmica das decisões financeiras, umaempresa, independentemente da sua natureza operacional, é obrigada a tomar duas grandes decisões: a decisão de investimento e a decisão de financiamento. Discorra sobre estas situações.
Decisões de investimento: Criam valor e, portanto, mostram-se economicamente atraentes quando o retorno esperado da alternativa exceder a taxa de retorno exigida pelo capital.
Decisões de financiamento: preocupam-seprincipalmente com a escolha das melhores ofertas de recursos e melhor proporção a ser mantida entre capital de terceiros e capital próprio.

8- O processo de tomada de decisões assume complexidade e riscos cada vez maiores na economia brasileira, que exige uma capacidade questionadora e analítica das unidades decisórias. Cite exemplos vividos na realidade nacional que confirmam o argumentoinicial.
Redução do IPI para a aquisição de automóveis e eletro domésticos (linha branca), injeção de dólares no mercado.
9- Qual foi o marco inicial da moderna teoria de finanças?
Teve seu início marcado pelas posições de Franco Modigliani e Merton Miller que abordam a irrelevância da estrutura de capital e dividendo sobre o valor de mercado da empresa.

10- O que significa a Teoria...
tracking img