Gestao estrategica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


O trabalho que segue pretende clarificar, da forma mais sucinta possível – atendendo à extensão do tema que se trata – o que se passa actualmente no sector de super e hipermercados, uma vez que são áreas onde há um extenso leque de bens à disposição, serviços complementares e outros de produção própria (ambos têm a sua própria marca de bens alimentares que produzem). No casodo Pingo Doce, essa marca é o ex-líbris da loja, pois estimula a produção nacional e ajuda duplamente na fomentação da economia através do que é português. O continente por outro lado, aposta no cartão para baixar os seus preços apesar de ter também uma marca própria mas aproveita principalmente o facto de pertencer ao grupo Sonae o que lhe permite usufruir de parcerias muito vantajosas elocalizações em grandes superfícies comerciais.
Rapidamente percebemos que existe uma grande dificuldade na distinção entre a parte de retalho e distribuição destas (que se pretende com produtos alimentares, escolares e de pintura, livros e manuais, vestuário, mobiliário, utensílios de casa, comida e complementos para animais e flora) e a parte da produção e comercialização dos próprios produtos.Na perspectiva que decidimos tomar, analisaremos isto duma forma em que são consequências da expansão dos mercados e constituem as marcas próprias (marca pingo doce, ex.) uma vantagem estratégica a ser abordada de seguida.
Em primeiro lugar, faremos uma pequena análise ao mercado e à evolução do mesmo em Portugal. Este permite-nos localizar o aparecimento de ambos os supermercados eo respectivo contexto em que esse ocorre. Partindo daí definiremos o seu contexto histórico a fim de chegar ao posicionamento de ambas e então iremos para o que as distingue. As vantagens estratégicas que têm, as condições que oferecem, a sua imagem no mercado, e todas as informações que nos foi possível obter com uma análise comparativa onde apresentamos as nossas conclusões.
Por fim, combase nas estratégias e numa análise de Porter estabeleceremos as possíveis oportunidades através da criação de uma empresa com um delimitado rumo estratégico que faça frente a estas duas já estabelecidas no mercado, onde podemos tomar por base pressupostos uma vez que a nível de volume de vendas, por exemplo, é difícil estimar e obter informações das empresas já mencionadas.


Análise doAmbiente Externo


1. Análise do Mercado

Evidentemente que a procura dos bens fornecidos nos supermercados é muito pouco variável nos bens alimentares visto que os preços são muitos mais competitivos do que ir directamente ao produtor. A nível de bens de segunda categoria como o material escolar, vestuário, etc. A procura tem muito mais elasticidade em relação ao preço pois não são bensnecessários à sobrevivência ou incluídos no “capaz” nem muito menos à vida quotidiana (como os detergentes, sabões, champôs, que embora não sejam bens de primeira são indispensáveis num lar, logo têm alguma rigidez na procura).
A procura de mercado neste tipo de sector varia bastante com o preço dos bens primários necessários à sua fabricação o que compete aos produtores. Se o preço do centeioaumenta, inevitavelmente o preço do pão irá aumentar, e consequentemente os pequenos comerciantes não conseguem oferecer uma subida de preço inferior à de uma grande superfície que compra em quantidades tão elevadas que obviamente consegue diminuir os custos e oferecer aos clientes um melhor preço, bem como subsistir mais facilmente em tempos de inflação não tendo que subir imediatamente ospreços. (Exemplo do Pingo Doce – “O IVA aqui sobe ZERO”).

[pic][pic][pic]




Em resumo, poderá não ser tão linear como os gráficos apresentados em virtude da situação macroeconómica ou do tipo de produtos específicos. Mas duma forma geral no que diz respeito aos supermercados, os produtos de primeira necessidade têm sempre a mesma procura mesmo que haja aumento de preço. Os produtos de...
tracking img