Gestao de talentos e mapeamento de competencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A esMBA: Gestão Recursos Humanos:
Produção de Conhecimento.

Unidades Curriculares: - Remuneração Estratégica e Desenvolvimento de Carreira.
Professora: Ana Luiza Assunção.

- Gestão de Talentos e Mapeamento de Competências:

Professora: Elizabeth Sinnott

Coordenação: Professora Maria Thereza Bond.

Introdução:

O contexto atual é resultado da aceleração dasvárias mudanças que vivenciamos em todas as áreas de nossa vida. E acompanhar a evolução dos fatos se torna uma tarefa difícil, já que o todo continua em mutação e com velocidade sempre maior.  Isso é resultado de uma globalização ainda em processo de formação.
A história vive um momento de transição que exige quase um despir-se dos paradigmas assumidos, para adequar-se aos novos que ainda estão emprocesso de construção. Essa realidade gera um quadro de conflito e contraditório causando resistência, confusão e insegurança, pois rejeita o mecanicismo e nos incita a reconstruir nossos conceitos com relação à humanização.
A área administrativa também sofre as influências das inovações e já é possível conceber o trabalho em sua dimensão social e psicológica inversamente ao que eraconcebido, ou seja, trocar capacidade por dinheiro. O trabalho na dimensão social é visto como um instrumento de afirmação e ajustamento, e na dimensão psicológica é visto como um instrumento que permite desenvolver o potencial e a realização pessoal.
Neste novo cenário o foco, com relação ao diferencial competitivo, muda para a valorização do colaborador visando sua capacidade de transformarconhecimentos, habilidades e atitudes em resultados, ou seja, o ser humano é o ativo mais importante da empresa. Apostar nas pessoas é o meio de se manter nos negócios, por isso é preciso que a empresa permita autonomia de pensamento e de criatividade provocando o funcionário a desenvolver todo o seu potencial para que esse se revele em talento. As novas maneiras de conceber o contexto organizacionalgerou a necessidade de considerar novos recursos para desenvolver e gerar satisfação do potencial humano como: gestão de competência, gestão de talentos e empregabilidade. E o profissional, por sua vez, percebe que deve estar antenado as inovações para se manter atualizado e corresponder às expectativas da empresa.
Nas organizações há líderes de diferentes níveis hierárquicos – networkersinternos – que desempenham papéis críticos na geração e sustentação de tensões criativas.
Seu ponto forte é a capacidade de criar movimentos na organização, em formar redes de alianças, de assessorar os líderes formais, de espalhar as sementes de novas idéias e práticas. A organização é uma comunidade humana, um sistema vivo e necessita de pessoas para cuidar de seu crescimento. Assim aliderança deve estar focalizada nas tarefas, nos processos e na plenitude do ser humano, não se esquecendo de atender as necessidades humanas básicas de Maslow, especialmente a necessidade de realização do ser humano.

No cenário atual do mercado de trabalho, o conhecimento se destaca como algo imprescindível. As empresas inseridas em um mercado dinâmico e competitivo buscam ajustar seu sistemaorganizado para desenvolver uma gestão que possibilite resultados satisfatórios.
A gestão de competências tem como objetivo, estimular e motivar seus talentos, para que esses busquem o desenvolvimento individual, sendo capazes de transpor obstáculos assim como obter a visão de oportunidades oferecidas pela empresa, e atender as expectativas dos clientes para que maiores resultados sejamalcançados.
O sucesso da gestão de competência está ligado ao processo de mapeamento de competências, pois é necessário desenvolver critérios de avaliação para que cada perfil esteja alinhado com o cargo a ser ocupado, assim como a promoção de treinamentos específicos que possibilitam o desenvolvimento do funcionário para um melhor desempenho individual, coletivo, e o aumento relativo de...
tracking img