Gestao de recursos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“PRODUÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO PARA DEPARTAMENTO DE PESSOAL.”

1- INTRODUÇÃO

Vivemos em um mundo de profundas e velozes transformações, de mudanças paradigmáticas nos campos cientifico, tecnológico, político, pessoal e organizacional, principalmente, pelofato da maioria das tomadas de decisão ser, agora, horizontal – em equipes de trabalho, forças-tarefas, alianças estratégicas, faz com que tudo passe a depender de um processo contínuo de negociação e renegociação.
Este trabalho busca desenvolver temáticas de um plano de ação, enfocando a sua validade como instrumento e vivência empresarial, traduzindo na área de treinamento e ensino em um dosmaiores desafios com relação a estruturação e aplicação dos jogos como ferramenta de treinamento do comprometimento e espírito de equipe de colaboradores num ambiente de trabalho ou processo de seleção de profissionais.
A área de Recursos Humanos das empresas, foi durante muito tempo uma área de apoio à gestão. Nas últimas décadas foi mudado seu foco de modo de se alinhar à estratégia denegócio, sob este cenário as pessoas passaram a ser cada vez mais valorizadas. Assuntos que haviam deixado de aparecer com freqüência em ambientes organizacionais, foram reativados e temas como motivação, liderança e estilos comportamentais, dentre outros passaram a fazer parte do discurso organizacional. Dentro deste contexto, toda essa mudança se dar pelo fato de se valorizar as características ediferenças individuais das pessoas, como também suas personalidades, inteligências, conhecimento, habilidade e atitudes.e com a velocidade da transformação tecnológica, as organizações se sentem obrigadas a buscar flexibilidade em suas operações para alcançarem novas oportunidades no mercado, conseqüentemente essas organizações passam a adotar estruturas organizacionais mais complexas e modelos degestão mais competitivos especialmente aqueles voltados para a participação de equipes de trabalho.
5 2-DESENVOLVIMENTO
2.1- O QUE É PLANO DE AÇÃO.

É uma ferramenta administrativa que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir referencial no futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo oprocesso a que o plano se destina. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível alguns objetivos pré-definidos. É importante que o plano seja entendido como processo cíclico e pratico para as determinações, o que garante continuidade havendo uma constante realimentação de situações, propostas, resultados e soluções, lhe conferindo assim dinamismo, baseado na interatividade num processocontínuo de tomada de decisões.
O processo decisório tem a visão na organização em dois momentos: a ação no momento e a descrição de um futuro. Esta ação no momento possui uma particularidade, pois enxerga situações em contra partida com ações presentes.
O plano consiste na especificação dos objetivos a serem atingidos, na definição das estratégias e ações que permitem alcançá-los e nodesenvolvimento de plano que integram e coordenam as atividades da organização. O plano de ação possibilita que os administradores e trabalhadores tenham sua ação orientada para determinados objetivos permitindo-lhes concentrar sua atenção no que é mais importante para a organização. R

2.2 - TIPOS DE PLANOS

O Plano de ação não é um ato isolado, na prática é necessário distinguir três tipos deníveis que resulta o processo decisório:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – é um conceito com um processo gerencial que possibilita ao executivo estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa com o seu ambiente. Nesta ação devem ser apresentados visão e missão, sua situação atual, as potencialidades e ameaças externas, suas forças e fraquezas, suas metas e seus objetivos. Na verdade, a base para o...
tracking img