Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Primórdios da Administração

A contribuição acumulada de numerosos interessados e envolvidos com problemas administrativos possibilitou que a administração chegasse aos nossos dias como encontramos hoje.
Ela é, pois, o resultado histórico da experiência, estudos e pesquisas realizadas por diversos estudiosos. Na antiguidade encontramos a construção de magníficas obras, realizadas no Egito, naMesopotâmia, na Ásia, comprovando a existência, já naquelas épocas, de elementos capazes de planejar e conduzir milhares de trabalhadores
O antigo Egito encontramos papiros que atestam a importância que era dada à organização e a administração burocrática.
Na Roma antiga, encontramos registros da administração pública, a autoridade dos magistrados, suas áreas e atividade funcional, a hierarquiae o senado.
Temos muitos outros exemplos que poderíamos citar, atestando a presença da administração naquelas épocas.

Na Idade Média corporações de ofício eram estruturadas em três categorias de profissionais.
Mestre, companheiro e aprendiz, e ainda estabelecia a divisão do trabalho artesanal e a área de comercialização dos produtos. Como eventos que marcaram definitivamente essa fase podemoscitar:


Influencias na Gestão de Pessoas

Dos Filósofos

Coube à Filosofia nos legar diversos postulados, cuja influencia deve ser mencianda

SÒCRATES: Em discussão com Nicomachides, esclarece que ‘’a administração deve ser vista como uma habilidade pessoal, separadamente do conhecimento técnico e da experiência’’.

PLATÂO: Outro filosofo grego, discípulo de Sócrates, em sua obra ARepublica, expõe seu ponto de vista sobre a forma de governo e a administração dos negócios públicos.

ARISTÓTENES: Também filosofo grego, também discípulo de Platão, fundador da lógica formal, em seu livro Política, estuda a organização do Estado e aponta três formas de administração pública

Monarquia ou governo de um só
Aristocracia ou governo de uma elite
Democracia ou governo do povoFRANCIS BACON: (1951 – 1626) filosofo inglês, fundador da Lógica Moderna, com a preocupação de ‘’se separar experimentalmente o que é essencial do que é acidental

RENÊ DESCARTES: (1596-1650) filosofo francês, fundador da Filosofia Moderna, deixou escrito o livro ‘’O Discurso do Método, onde descreve alguns princípios como:


Principio da Evidência ou duvida sistemática: Não aceitar nadacomo verdadeiro, enquanto não se souber com evidencia o que é fato verdadeiro.
Principio da análise da Decomposição: Dividir e decompor cada dificuldade ou problema em tantas partes, quantas sejam possíveis.
Principio da síntese ou da Composição: Conduzir o raciocínio ordenadamente, partindo do mais fácil e simples, para o mais difícil.
Principio da enumeração ou da Verificação: Fazer em tudoverificações e revisões até que se fique seguro de nada ter sido omitido ou esquecido.


Da Igreja Católica

As instituições dos Estados (Atenas, Roma e etc.), foram transferindo para a Igreja Católica suas normas administrativas e princípios de organização.
Essa transferência foi feita de forma lenta mas efetiva, talvez porque seus propósitos e objetivos diferissem dos Estados.
Uma pesquisafeita sobre a estrutura da Igreja Católica, mostra alguns aspectos como a organização do tempo, sua hierarquia de autoridade, ‘’seu estado maior’’ e sua coordenação. Ao analisarmos sua estrutura e sua organização, se atentarmos para o fato de estar espraiada por todos os países, nos locais mais distantes possíveis de sua sede e, ainda, o tempo de sua existência, temos que reconhecer que suaorganização hierárquica tão simples e tão eficiente, permite que opere satisfatoriamente sob o comando executivo único: O Papa.
Assim a estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para diversas outras organizações, que incorporam uma série de princípios e normas da Igreja Católica.

Da Organização Militar

Ao longo do tempo sua influencia tem sido enorme. A organização linear, por...
tracking img