Gestao de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 A GESTÃO DE PESSOAS 4
2.1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 6
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO

É função do gestor de pessoas analisar o perfil dos candidatos a vaga de uma determinada empresa, ver suas qualidades, experiências e formações e encaminha-lo ao processo de recrutamento e seleção.
Será apresentada aqui a colocação dogestor de pessoas da empresa Agro Amazônia, Romulo Jean Matos, em relação ao processo de gestão e as dificuldades encontradas durante a execução do mesmo.
O maior problema citado é a falta de qualificação dos candidatos a determinada vaga, a falta de foco. Ele busca sempre encontrar alguém que atue na mesma área de sua formação, buscando assim profissionais que tenham tanto oconhecimento técnico quanto o pratico, facilitando assim seu desempenho como profissional dentro da empresa.

A GESTÃO DE PESSOAS

Gestão de pessoas é o nome dado as atividades dos gestores de uma organização relacionadas à área de recursos humanos. Sua finalidade é ajustar as necessidades da organização com as dos indivíduos. Mas qual a função de um gestor de pessoas e quais asatribuições que ele desempenha dentro de uma empresa?
Segundo Romulo Jean Matos, gestor da empresa Agro Amazônia Produtos Agropecuários Ltda, podemos responder a essa questão da seguinte forma: “Recrutamento, seleção quando necessidade de vaga; identificação dos candidatos cujo perfil se enquadra à vaga. Seleção dos três melhores candidatos, envio ao RH da empresa. Após entrevista comgerente de RH, psicóloga e alguns gerentes corporativos, efetua-se a contratação e assim por diante; com os treinamentos necessários para desenvolver a função. Esses treinamentos podem ser internos (apresentação da empresa e cargo a ser preenchido bem como suas atribuições) ou externos (treinamentos de qualificação)”.
Segundo ele, a organização também passa por algumas dificuldadesdurante esse processo: “A maior dificuldade que temos em relação ao processo de recrutamento e seleção é a falta de pessoas qualificadas. Falta de ‘fornecimento’ de pessoas com foco, com direção, prontas para assumir o cargo dentro da organização. Quando falamos ‘falta de foco’, queremos dizer pessoas com formação em alguma área que não condiz com a vaga a ser preenchida ou que tenha oconhecimento técnico, mas não o pratico, dificultando seu desempenho profissional”.
Mas como as empresas devem proceder para ter em seu banco de talentos pessoas com foco e qualificadas?
Inicialmente pode-se utilizar uma estratégia elaborada em 10 passos. São eles:
1. Identificar o perfil ideal de funcionário para a empresa: fazer uma análise dascaracterísticas do melhor colaborador que a empresa tem ou teve, tentando identificar o motivo de ele ser considerado o melhor; fazer o mesmo procedimento com o pior colaborador. Dessa forma o gestor saberá quais características procurar em uma pessoa e quais evitar.
2. Agir sem preconceitos: analisar os candidatos pela experiência que possuem não levando em conta raça, cor,crença religiosa, idade, etc.
3. Divulgar: anunciar a vaga em vários canais de informações como agencias de emprego e sites de recolocação fará com que mais candidatos apareçam, aumentando assim a chance de encontrar a pessoa mais qualificada.
4. Investir em publicidade: investir em anúncios de qualidade, em classificados pode “atrair”candidatos mais capacitados.
5. Seleção de currículos: fazer uma triagem para economizar tempo é uma boa opção; eliminar os currículos que não condizem com as necessidades da empresa e ligar para o candidato para se ter uma noção de sua personalidade e grau de interesse na vaga são alguns exemplos.
6. Entrevistas coletivas: organizar grupos de dez...
tracking img