Gestao de pessoas 8 capitulos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cap I

O capítulo inicia com uma analise muito interessante do case da empresa “Brasil Cosmopolita”. A empresa tem um sistema de RH (Recursos Humanos) tradicional: controle de ponto, medidas disciplinares, refeitórios, assistência médica etc. Ao ponto em que a empresa vai percebendo a necessidade de gerar um processo de renovação, gestão e incremento de pessoal ela percebeu que deveriaterceirizar estas atividades operacionais. Como bem afirma a entrevistada: “a idéia inicial era enxugar o RH com o objetivo de torna-lo mais ágil e flexível para se dedicar ao essencial: se envolver com assuntos estratégicos relacionados com pessoas”.
Esse é o ponto principal do capítulo inicial do livro de Chiavenato: trocar um RH operacional por um RH estratégico. Esse é o cerne da mudança dementalidade que vem levando os RH a transformarem-se em pontos especializados na Gestão de Pessoas. Isso vem ocorrendo em todo o planeta não é devido as empresas tornarem-se boazinhas ou se deve a contratação fortuita de um gerente de RH “gente boa”. A resposta se da no próprio capítulo: “a precisão de intensificar a aplicação de conhecimentos, habilidades e destrezas essenciais a manutenção ecompetitividade do negócio”.

Quando encontramos em revistas especializadas que o mercado é dinâmico isto não é uma simples força de expressão, mas é a realidade sintetizada. Porém,uma grande parcela dos profissionais de administração e de empresas não se atentam a realidade. Não se especializam, não se formam, não se informam e não vislumbram novas habilidades e novas possibilidades para sua empresa e suacarreira. Eles somente trabalham sem olhar para as ondas que estão na direção do barco onde estão.

Cap II

O capítulo II tem inicio com uma narrativa de um engenheiro que trabalhou anos com elementos concretos (protótipos, projetos, produtos) e agora é procurado para coordenar equipes e tem que trabalhar com um produto intangível:pessoas.

Nesse caso primeiro introdutório fica claro amudança de direção na própria lei das corporações modernas: as promoções são dirigidas para atividades ligadas a pessoas. Pode parecer uma coisa normal hoje, mas a dez anos atrás as promoções eram direcionadas para condução burocrática de processos ao em vez de serem direcionadas para coordenação de equipes de pessoas. Você era promovido para dar ordens as pessoas e não para coordenar (ou motivar)pessoas.

Devido a isso Chiavenato afirma: “a ARH é uma das áreas mais atingidas pelas recentes alterações que estão ocorrendo no mundo moderno”. Essas alterações organizacionais estão acontecendo porque houve uma mudança drástica na maneira planetaria de se produzir. De fato, houve uma mudança drástica na maneira de se investir na produção. Entraram os acionistas, o tempo real, o capital volátil, acompetitividade etc.

Agora não esta se tratando mais de organizar uma empresa para atuar em um mercado local ou regional (nacional), mas se trata de organizar uma empresa para trabalhar em vários mercados em consonância com outras empresas globais. Ninguém esta mais isolado, todos estão interconectados. Essa foi a revolução da informação: “a informação passou a atravessar o planeta em milésimosde segundo. A tecnologia da informação gerou as condições básicas para o aparecimento da globalização da economia: a economia internacional tornou-se em economia mundial e global”. Na medida em que aumentaram os raios de atuação as empresas também passaram a sofrer os impactos das mudanças de mercado. A demora em tomar uma atitude significava perda de mercado e uma alavancagem no custooperacional.

Daí percebe-se a necessidade de se ter departamentos mais flexíveis para poderem se adaptar melhor as novas demandas globais do mercado. Elas perceberam que devem estar prontas para mudar de produto, de abordagem de serviços ou de fornecimento de produtos na medida em que o mercado solicitasse. Era necessário ter departamentos flexíveis (para realizar essa mudança quando fosse solicitada)...
tracking img