Gestao de estoques

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A logística para as empresas brasileiras atualmente vivem em momento extremamente desafiador, pois é comum empresas de vários setores buscar uma cadeia de informação de preço menor em função de uma logística que venha a apresentar maior agilidade na entrega e menor custo de distribuição. Este novo cenário é caracterizado pela busca por maior competitividade, maiordesenvolvimento tecnológico, maior oferta de produtos e serviços adequados a expectativa dos clientes e maior desenvolvimento e motivação do seu capital intelectual. Por outro lado temos empresas que enxergam a logística como uma estratégia competitiva e eficaz.

Estas empresas planejam e coordenam suas ações gerenciais de uma forma integrada, avaliando todo o processo desde o fornecimento até acerteza de que o cliente teve suas necessidades e expectativas atendidas pelo produto ou serviço entregue. As grandes empresas trabalham cada vez mais com ferramentas logísticas para terem um bom desempenho da suas atividades. Por ser um diferencial competitivo, as empresas hoje investem cada vez mais em tecnologia e treinamento de seus colaboradores para obter bons resultados e satisfação dos seusclientes.

Embora com todas essas estratégias utilizadas pelas empresas de Roraima nosso cenário nesse aspecto ainda é altamente afetado pelos entraves desses processos logísticos.

A Cidade de Boa Vista capital do Estado de Roraima é a única do país localizada totalmente no hemisfério norte. Atualmente, conforme dados estatísticos apurados em dezembro de 2007 pela Junta Comercial doEstado de Roraima - JUCERR, existem no Estado 16.793 empresas, sendo 10.315 Microempresas, 5.896 Empresas de Pequeno Porte e 582 de médio e grande porte.

Dessas empresas, de acordo com o Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas de Roraima - (SEBRAE/RR), 4.777 estão estabelecidas no Município de Boa Vista, atuando no setor agropecuário, industrial, comercial, na Prestação de Serviços ena área de Filantropia. Vale ressaltar, que dessas empresas, 57,29% atuam na área do comércio e 29,06% na prestação de serviços, enquanto que as demais áreas representam 13,65% do total das empresas ativas.

No mercado local ainda existe muita deficiência neste contexto, o estado apresenta uma grande dificuldade em transportar a maior parte de seus produtos. Devido à distância, percebe-sea necessidade de infra-estrutura nas rodovias Federais e Estaduais do nosso país, principalmente a que liga a cidade Boa Vista a Manaus, pois grande parte desses produtos é transportada por vias terrestres, sendo um dos meios que apresenta menor custo, porém com as más condições de tráfego nessas Rodovias, a entrega dos produtos acaba sendo comprometida e conseqüentemente acarreta um aumento decusto.

Diante desse fator, nota-se a necessidade de estratégias de posicionamento para que esses produtos cheguem ao seu destino final sem causar danos aos comerciantes e aos consumidores finais.

O segmento varejista, assim como todos os demais que compõem o setor comercial, assiste ao acirramento da concorrência em âmbito nacional e internacional, a drástica reestruturação empreendidana maioria das empresas buscou atingir maiores níveis de qualidade e produtividade, afetadas pela globalização do mercado. O surgimento de novas tecnologias de processamento e transmissão de dados, as técnicas e mecanismo gerenciais com forte aporte logístico desempenharam e vêm desempenhando papel fundamental na mudança das práticas tradicionais de negócio entre empresas. Juntamente com essastransformações, ocorreu o deslocamento do poder de barganha da indústria para o varejo em diversos setores, inclusive no setor alimentício, onde o elo mais forte do canal de distribuição passou a ser o supermercado.

Com a acirrada concorrência ocasionada pela presença das grandes redes de supermercados, observa-se que o segmento dos pequenos e médios supermercados tem buscado a atuação...
tracking img