Gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DO RIO BRANCO
ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO, NORMAL E PROFISSIONAL

GESTALT

Nome: Anderson da Silva Lima
Professora: Débora
Curso: Formação de Docentes
Série: 1º Turma: D

Foz doIguaçu
Agosto - 2012

SUMÁRIO

1 – Introdução ........................................................................................................ 3
2 – Desenvolvimento.............................................................................................. 5
3 – Conclusão
4 – Referências Bibliográficas

INTRODUÇÃO

Gestalt é bastante utilizado no nosso cotidiano, e sequer percebemosisso. É importante conhecermos as leis e conceitos, pois assim podemos ter uma visão mais ampla de pequenas coisas que vemos no nosso dia-a-dia.
Neste trabalho pretendo apresentar o que é Gestalt e abrira mente para uma observação mais profunda de coisas banais, que ignoramos.

Gestalt é uma palavra de origem alemã que surgiu em 1523 de uma tradução bíblica, e significa “o que é colocado diante dosolhos, explosto aos olhares”. É o processo de dar forma ou configuração, uma integração de partes.
Também chamado de “psicologia da forma”, surgiu no século XX, e trabalha com dois conceitos:supersoma e transponibilidade, apresentados pela primeira vez pelo psicólogo austríaco Cristian von Ehrenfels na Universidade de Graz.
Max Wertheimer (1880 - 1943) deu o pontapé inicial no que futuramenteseria Gestalt: provou, de maneira experimental, que a organização perceptiva pode variar entre indivíduos, levando à significados diferentes dependendo do objeto.
Na imagem abaixo podemos ver o conceitodo gestaltismo em ação: a imagem em questão – Vaso de Rubin – possui dois significados distintos: duas pessoas de frente uma para a outra e um cálice, entretanto, no primeiro contato de um indivíduocom a imagem, um dos dois significados será percebido antes do outro.

Outro ponto demonstrado por Wertheimer, foi o de que pode-se criar a sensação de movimento usando uma sucessão de imagens,...
tracking img