Projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestão de Projetos – Modelos de Maturidade OPM3 e CMMI
15mar
2010
O presente texto traz uma abordagem dos modelos de maturidade desejados em gerenciamento de projetos baseados no PMBOK. Organizações insatisfeitas por não baterem metas, e ainda, por não alcançarem o retorno desejado dos projetos da organização, recorrem cada vez mais aos modelos de maturidade OPM3 e CMMI vislumbrando êxitosnos projeto. Dentro dessa ótica, serão informados características e aspectos relevantes dos modelos citados.
Quando pensamos em gerenciamento de projetos, a palavra maturidade, no seu sentido, vai além do que a palavra pode significar, pois as organizações que nascem neste mundo globalizado tendem a crescer nas suas metas, de forma que suas equipes de trabalho entreguem projetos cada vezsuperiores em complexidade, aumentando a dificuldade de cumprimento dos projetos. Dessa forma, observa-se que as empresas não fazem os mesmos progressos nas práticas de gerenciamento de projetos. Um problema comum é continuar a se concentrar em projetos isolados e ignorar a existência do portfólio ou o leque total dos projetos dentro da organização. Muitos projetos continuam mesmo após o término da suarelevância para a estratégia geral.
A maturidade na gerência de projetos nas organizações reúne esforços para coordenação aumentando o desempenho na execução dos projetos diante de uma reavaliação de objetivos nas estratégias gerais, que vão além do modelo traçado inicialmente nas empresas.
ANÁLISE DOS MODELOS
OPM3 – Organizational Project Management Maturity Model
Este modelo é subordinado aoPMI – Instituto de Gerenciamento de Projetos e surge ao se associar necessidades identificadas no Gerenciamento de Projetos Organizacionais.
Dessa forma, traduz-se OPM3 como Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos Organizacionais, a qual o numeral 3 justifica as três últimas palavras do termo em inglês.
O modelo OPM3 fornece um mecanismo que permite monitorar o progresso dosinteresses estratégicos das organizações através da execução precisa e bem sucedida dos projetos. Ele pode auxiliar a sua empresa a utilizar a gestão de projetos para atingir suas metas nos prazos e dentro do orçamento.
A primeira edição do OPM3 foi publicada em Dezembro de 2003, após 5 anos de desenvolvimento a qual contou com a participação de mais de 700 gestores de projetos de mais 30 países. É umpadrão diferente de qualquer outro modelo ou ferramenta disponível atualmente. É baseado integralmente no guia PMBOK, padrão global, e foi construído tendo como referência mais de 30 modelos. Pode ser aplicado em organizações de diversos segmentos, tamanhos ou localizações geográficas.
O OPM3 desenvolve um ciclo continuado de aperfeiçoamento do conhecimento, da avaliação e da melhoria. Projetadopara ser de fácil entendimento e uso, ele é escalável, flexível e personalizável. Funciona com a maioria dos programas de qualidade existente com o objetivo de conciliar as diferentes necessidades e metas organizacionais.
Conforme você se move pelo processo de melhoria, passa por uma mudança de pensamento que posicionará sua organização de modo a permitir que ela obtenha tanto ganhos imediatoscomo sucesso em longo prazo. Você começará a perceber quando deve tomar a decisão de manter o curso ou mudar de direção. Tais aspectos permitirão a economia de dinheiro na medida em que começar a manter os projetos alinhados com a estratégia de negócios.
Maturidade – É o desenvolvimento de sistemas e processos que são por natureza repetitivos e garantem uma alta probabilidade de que cada um delesseja um sucesso. Entretanto, processos e sistemas repetitivos não são garantia de sucesso, a principal característica é que aumenta grande escala essa probabilidade.
Usando o OPM3, as organizações podem avaliar seu nível de maturidade. Esta avaliação é conseguida analisando a existência de mais de 600 melhores práticas (forma ou métodos para se alcançar metas ou objetivos. Seus indicadores e...
tracking img