Gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestalt
Alguns estudiosos alemães deram inicio a uma pesquisa sobre a percepção humana, nessa pesquisa as obras de arte eram as mais estudadas para entender como se atingia certos efeitospictóricos. Com isso deu origem a Psicologia Gestalt se estabilizou por volta de 1870, os estudiosos mais famosos foram Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer, que desenvolveram as leis da Gestalt.
O seuprincipio básico da teoria é que o inteiro é interpretado de maneira diferente que a soma de suas partes. A teoria diz que olho humano percebe um objeto como um inteiro antes de perceber suas partesindividuais.
Gestalt tem “a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes, e sim as partes por meio do conjunto”. Só assim o cérebro interpreta e incorpora uma ideia. SegundoChristian von Ehrenfels, a duas características da forma, com elas unidas as sensações gera a percepção:
1° : As sensíveis - inerentes ao objeto
2°: A formais, que incluem as nossas impressões sobre amatéria, que se impregna de nossos ideais e de nossas visões de mundo
Observando-se o cérebro durante a pesquisa, as leis da Gestalt foram formadas:
- Semelhança: Objetos semelhantes tendem apermanecer juntos, seja nas cores, nas texturas ou nas impressões de massa destes elementos. Esta característica pode ser usada como fator de harmonia ou de desarmonia visual.
- Proximidade: Partes maispróximas umas das outras, em um certo local, inclinam-se a ser vistas como um grupo.
- Continuidade: Alinhamento harmônico das formas.
- Pregnância: Este é o postulado da simplicidade natural dapercepção, para melhor assimilação da imagem. É praticamente a lei mais importante.
- Clausura: A boa forma encerra-se sobre si mesma, compondo uma figura que tem limites bem marcados.
- ExperiênciaFechada: Esta lei está relacionada ao atomismo, pensamento anterior ao Gestalt. Se conhecermos anteriormente determinada forma, com certeza a compreenderemos melhor, por meio de associações do aqui e...
tracking img