Gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
estões Behaviorismo
1. Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?
O Behaviorismo foi fundado por John Broadus Watson em 1913. E as denominações dessa tendência teórica são além de Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento ou simplesmente Análise do Comportamento.
2. Para os Behavioristas, qual é oobjeto da Psicologia e como é caracterizado?
Os Behavioristas vêem o comportamento como objeto de estudo da Psicologia, é caracterizado como algo observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.
3. Como o homem é estudado pelo Behaviorismo?
O homem é estudado a partir de certos estímulos levam o organismo a dar determinadas respostas e issoocorre porque os organismos se ajustam aos seus ambientes por meio de equipamentos hereditários e pela formação de hábitos.
4. Qual o mais importante teórico do Behaviorismo?
O mais importante teórico Behaviorista foi Burrhus Frederic Skinner. (A Análise Experimental do Comportamento).
5. O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos.
Comportamento reflexo ou respondente é aqueleinvoluntário, que apresenta respostas produzidas por estímulos do ambiente. Com exemplo, podemos citar a contratação das pupilas quando uma luz forte incide sobre os olhos, a salivação provocada por uma gota de limão colocada na ponta da língua, o arrepio de pele quando recebe um ar frio.

6. Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplo.
Esses comportamentos reflexos ourespondentes são interações estimulo resposta (ambiente – sujeito) incondicionada, nas quais certos eventos ambientais confiavelmente eliciam certas respostas do organismo que impedem de “aprendizagem”. Um exemplo suponha que, em uma sala aquecida, sua mão direita seja mergulhada em uma vasilha com agua gelada. A temperatura da mão cairá rapidamente devido ao encolhimento ou constrição dos vasossanguíneos caracterizando o comportamento como respondente.
7. Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplo.
Comportamento operante é aquele que tem efeito sobre ou faz algo ao mundo em redor, operando direta ou indiretamente. A ação de falar, por exemplo, em que o movimento muscular é voluntário, ocorre em função de uma necessidade a ser preenchida e executada: comunicar ouexpressar.
8. Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplo.
O comportamento operante pode ser condicionado através não só da repetição, mas também de reforços, punição, etc. No tratamento de certos ‘vícios’, por exemplo, os comportamentistas acreditavam que se podia fazer um alcoólatra ter horror à bebida através de reforços negativos. Há também as aplicações positivas, como a reeducaçãoda criança bagunceira ou do ensino no controle da micção infantil.
9. O que é reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê um exemplo para cada caso.
O reforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Um exemplo, Dar alimento a um cachorro que busca a bolinha lançada e a traz de volta é um exemplo de reforço positivo.
O reforço negativo é todoevento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove ou atenua. Um exemplo, Um doente que toma analgésicos para evitar sentir dor é um exemplo de reforço negativo.
10. Explique os processos de esquiva e fuga com os reforça mentos negativos.
A esquiva e a fuga são dois processos pelos quais se aplica o reforço negativo. A diferença básica entre eles está no momento em que ocorre a açãoque evita o estímulo aversivo. Na esquiva, há um primeiro estímulo (condicionado) que possibilita o indivíduo antecipar o segundo evento e executar um comportamento que reduza sua magnitude. O som do ‘motor’ do dentista, por exemplo, nos adverte da dor consequente, por isso desviamos o rosto. Na fuga, não há ‘aviso’: o comportamento que cessa um estímulo aversivo tem início depois da situação...
tracking img