Gestalt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestalt
Trabalho sobre o gestalt do objeto
apresentado pela aluna

Curitiba 2012

O que é Gestalt
A psicologia da Gestalt é um movimento que atua na área da teoria da forma. O design utiliza as leis da Gestalt o tempo todo, muitas vezes até de forma inconsciente. Ele ajuda as pessoas a assimilarem informações e entenderem as mensagens que são passadas .Gestalt é uma palavra de origemgermânica que significa “forma” ou “figura” outros nomes pra psicologia da Gestalt são “Gestaltismo”, “psicologia da forma” ou simplesmente “Gestalt“.
Quem fundou o GestaltismoO conceito de Gestalt foi primeiro introduzido na filosofia e psicologia contemporânea por Christian von Ehrenfels, mas o verdadeiro pai da Gestalt foi Max Wertheimer, cujo trabalho surgiu como resposta ao estruturalismo deWilhelm Wundt (“um sistema no qual cada um dos elementos só pode ser definido pelas relações de equivalência ou de oposição que mantém com os demais elementos“).
No entanto, Wertheimer não foi o único responsável pelo surgimento do Gestaltismo. O desenvolvimento desta área da psicologia foi fortemente influenciada por outros grandes pensadores, como Immanuel Kant, Ernst Mach e Johann Wolfgang vonGoethe.
Qual é o princípio básico da GestaltEm termos mais gerais, é o conjunto de entidades físicas, biológicas, fisiológicas ou simbólicas que juntas formam um conceito, padrão ou configuração unificado que é maior que a soma de suas partes.
“A “fórmula” fundamental da teoria da Gestalt pode ser expressada da seguinte forma,” escreveu Max Wertheimer. “Existem conjuntos, o comportamento dosquais não são determinados por seus elementos individuais, mas onde o processo da parte são determinadas pela natureza intrínseca do todo. É o objetivo da Gestalt de determinar a natureza de tais conjuntos” (1924).
Em resumo: o princípio básico da teoria gestaltista é que o inteiro é interpretado de maneira diferente que a soma de suas partes.

Leis da Gestalt:1. Unidade
2. Segregação
3.Fechamento
4. Unificação
5. Continuidade
6. Proximidade
7. Semelhança
8. Pregnância da forma

Unidade
Uma unidade pode ser consubtanciada num único elemneto ,que se encerra em si mesmo ,ou como parte de um todo.Ainda ,numa conceituação mais ampla ,pode ser entendida como o conjunto de mais elemento ,configurando o “todo” propriamente dito ,ou seja,o próprio objeto.As unidades formais ,queconfiguram um todo ,são percebidas ,geralmente,através de relaços entre os elementos (ou subunidades) que as constituem .Uma ou mais unidades formais podem ser segregadas ou percebidas dentro de um todo por meio de diversos elementos como: pontos,linhas,planos,volumes,cores,sombra,brilhos,texturas e outros ,isolados ou combnados entre si.

Segregação
Segregação significa a capacidade perceptiva deseparar ,identificar ,evidenciar ou destacar unidades formais em um todo compositivo ou em partes deste todo.
Naturalment ,pode-se segregar uma ou mais unidades,dependendo da desigualdade dos estímulos produzidos pelo campo visual (em função das forças de um ou mais tipos de contrastes).A segregação pode ser feita por diversos meios tais como:pelos elementos de pontos,linhas,planos ,volumes ,cores,sombras ,brilhos ,texturas e outros.
Para efeito de leitura visual ,pode-se também estabelecer níveis de segregação.Por exemplo, identificando-se apenas as unidades de um todo mais complexo ,desde que seja suficiente para o objetivo desejado de analise e/ou interpretação da forma do objeto.

Fechamento
O fator de fechamento é importante para a formação de unidades.as forças de organização daforma dirigem-se espontaneamente para uma ordem espacial que tende para a formação de unidades em todo fechados.
Em outras palavras ,obtém-se a sensação de fechamento visual da forma pela continuidade numa ordem estrutural definida ,ou seja, por meio de agrupamento de elementos de maneira a constituir uma figura total mais fechada ou mais completa.
Importante não confundir a sensação de...
tracking img