Gestalt o

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
iniciio
Gestalt - O Início
Escrito por Iury Viana | Publicado em Terça, 20 Janeiro 2009 16:16
Quase simultaneamente à revolução behaviorista, que juntava forças nos Estados Unidos, outrarevolução começava a se manifestar na Alemanha, a revolução da Gestalt. Esta revolução ia, ainda, contra as idéias de Wundt.
Para podermos entender o protesto da psicologia da Gestalt, vamos voltar para o anode 1912. Neste ano a psicologia behaviorista começava a causar grande impacto com suas pesquisas em animais. Ela também começou a atacar Wundt e Titchener. Embora a psicologia da Gestalt e obehaviorismo terem idéias contraria a Wundt, elas são dois movimentos completamente independentes.
A psicologia da Gestalt não era contra as idéias de Wundt apenas. Eles acreditavam no valor da consciênciahumana, enquanto os psicólogos behavioristas descartavam a consciência. Os psicólogos da Gestalt também não aceitavam a tentativa de reduzi-la a elementos ou átomos.
Mas porque os psicólogos daGestalt eram contra as idéias de Wundt? Eles acusavam Wundt de afirmar que a percepção seria uma soma de vários elementos e formaria uma espécie de pacote. Os psicólogos da Gestalt acreditavam quequando juntava-se os elementos ele formaria um novo padrão que não existia antes da soma das partes, ou seja, o todo é diferente da soma das partes.
E de onde surgiram as idéias contestadoras da Gestalt?Bem, existiram alguns autores que deram sua contribuição para a psicologia da Gestalt, assim como utilizaram idéias de outro movimento filosófico que ocorreu também na psicologia da Alemanha, afenomenologia.
O enfoque na unidade da percepção encontra-se no trabalho do filósofo alemão Immanuel Kant. Ele alegava que, quando percebemos o que chamamos de objeto, encontramos os estados mentais queparecem compostos de partes e pedaços. Para Kant, esses elementos são organizados de forma que tenham algum sentido, e não por meio de processos de associação, como defendiam os empiristas e os...
tracking img