Dermatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acne (cravos e espinhas)
A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. A doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, atémesmo, surgir nesta fase, quadro mais freqüente em mulheres.
As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamaçãocaracterística das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
Tipos de acnes
Acne infantil ou do recém nascido – ocorre devido à passagem de hormônios androgênicos da mãe para a criança, através da placenta ou da amamentação.
Acne escoriada – este quadro é causado por escoriações auto-provocadas, que estão associadas a casos de neurose ou psicose.
Acne solar– causada pela exposição solar, especialmente em peles muito claras e em indivíduos predispostos.
Acne medicamentosa – os medicamentos de uso tópico também podem causar acne, tais como corticóides fluorados, muito utilizados para alergia de pele. Causam pústulas, principalmente no rosto e nas dobras.
Tratamento
Sendo doença de duração prolongada e algumas vezes desfigurante, a acne deve sertratada desde o começo, de modo a evitar as suas seqüelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais, devido à importante alteração na auto-estima de jovens acometidos pela acne.
O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, visando a desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Podem ser usados também medicamentos via oral,dependendo da intensidade do quadro, geralmente antibióticos para controlar a infecção ou, no caso de pacientes do sexo feminino, terapia hormonal com medicações anti-androgênicas.
A limpeza de pele, que pode ser realizada por esteticistas devidamente capacitadas, tem ação importante para o esvaziamento de lesões não inflamatórias (cravos), evitando a sua transformação em espinhas.

MicosesMicoses são infecções causadas por fungos, que precisam de tratamento em praticamente todos os casos para que se obtenha a cura.
Há uma falsa idéia de que micoses são contraídas apenas em praias ou piscinas, mas os fungos habitam praticamente todos os lugares. Assim, as micoses podem ser contraídas nos mais diversos ambientes, especialmente em lugares quentes e úmidos como vestiários, boxes debanheiros, alguns ambientes profissionais em que prevalece a umidade ou ainda por questões higiênicas, aumento de sudorese, uso de tecidos sintéticos (que aumentam a sudorese, não absorvendo o suor e consequentemente criando um ambiente úmido).
Os tipos de micoses são profundas e superficiais.
Profundas: São aquelas em que os órgãos internos são atingidos.
Superficiais: As micoses superficiais dapele, também chamadas de "tineas" são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos. Os fungos estão em toda parte podendo ser encontrados no solo e em animais. Até mesmo na nossa pele existem fungos convivendo "pacificamente" conosco, sem causar doença. A queratina, substância encontrada na superfície cutânea, unhas e cabelos, é o seu alimento. Quando encontram condiçõesfavoráveis ao seu crescimento, como: calor, umidade, baixa de imunidade ou uso de antibióticos sistêmicos por longo prazo (alteram o equilíbrio da pele), estes fungos se reproduzem e passam então a causar a doença.

Tratamento
O tratamento vai depender do tipo de micose e deve ser determinado por um médico dermatologista. Evite usar medicamentos indicados por outras pessoas, pois podem...
tracking img