Gestalt do objeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Driele Fabiane Fernando Josilene Ivany

Sistema de Leitura Visual da Forma

algumas formas nos agradam mais que outras. Ela estuda o fenômeno da percepção pela interpretação do nosso cérebro.

A Teoria do Gestalt traz uma explicação sobre porquê

Uma das Leis da Gestalt é a Forma. Existe mais de uma noção de forma, que citamos como: • Sentido Filosófico: – Platônica( forma como espécie,ideia, etc) e Aristotélica ( a forma define matéria para que seja algo. ). • Sentido Lógico: – Matéria muda no juízo e forma permanece. • Sentido Epistemológico: – Espaço e tempo. • Sentido Estético: – “Conceitual”, o “estilo”. • Dicionário Aurélio: FORMA (8). (Do lat. Forma.). S. f. 1. Os limites exteriores da matéria de que é constituído um corpo, e que conferem a este um feitio, umaconfiguração, um aspecto particular. Observando esses conceitos, João Gomes se concentra no conceito de Aristóteles e a definição do dicionário para criar o conceito básico da Gestalt. • Conceito Base: “A forma pode ser definida como a figura ou a imagem visível do conteúdo. De um modo mais prático, ela nos informa sobre a natureza da aparência externa de alguma coisa. Tudo que se vê possui forma.”Continuaremos falando sobre a suas propriedades.



Forma – É uma figura ou imagem visível do conteúdo. – Percebe-se a interação entre objeto físico e o meio de luz. – Para perceber precisa-se de diferenças no campo visual como cores diferentes.
Nesta figura ao lado esquerdo, destaca-se a forma mulher. No conceito das unidades temos a forma rosto, no rosto a forma boca, nariz, etc.

Na figura aolado direito, destaca-se não só a forma mulher, como as formas ao redor como armários, sapatos, bancos, etc.



Ponto – É uma unidade simples irredutivelmente mínima de comunicação. – Na natureza tem um arredondamento recorrente. – É geometricamente singular. – Possui grande atração visual. Cada pixel de uma imagem representa um ponto que aglomerados formam uma imagem.

O olho representa umponto, que possui grande atração.

O farol é bom exemplo de atração visual, pela forma arredondada, a iluminação e a cores.



Linha – É uma sucessão de pontos muito próximos, que não é possível destingir a separação entre eles, ou ponto em movimento. – Possui direcionamento. – Ela conforma, contorna e delimita.
As linhas delimitam uma área de proteção ambiental no caso da figura ao lado.Os trilhos do trem são linhas que possuem a impressão de movimento e continuidade. As linhas definem as formas do carro e suas unidades.



Plano – Sucessão de várias linhas, podendo ser percebido em dimensões diferentes como largura, comprimento e espessura. – O plano também pode ser visto como superfície.

Na porta temos uma representação de plano nas dimensões largura e comprimento.

Naimagem da fachada temos um conjunto de planos, como as paredes, a porta, as cortinas e até mesmo a rua.

temos uma representação de plano nas dimensões largura e comprimento nas placas de sinalização, já a estrada nos remete uma ideia de plano superfície continuado.



Volume – Algo que se expressa nas 3 dimensões do espaço. – Podendo ser: • Físico • Criado por meio de artifícios.
Odesenho possui uma projeção de espessura ou profundidade usando linhas e traços marcantes o que dá a sensação de volume a imagem. Vale ressaltar que tanto no volume físico quanto no criado temos a mesma qualidade na percepção visual.

Um exemplo de volume com significado real, existente, temos apresentado no carro. Na foto da cabra da montanha temos o volume real, que é obtido com o uso das cores,da luz, da textura, do brilho, sombra, etc.



Configuração Real – Representação real de objetos e coisas utilizando os limites reais, a partir de pontos, linhas, planos e volumes, por meio de fotografias, ilustrações, gravuras e pinturas.
A foto abaixo representa a configuração real de uma mulher através da foto, que retrata exatamente as formas da mesma.

Em exemplo de representação...
tracking img