Gesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANDRE HENRIQUE DA SILVA VILA REAL
ANDRE LAURENTINO DOS SANTOS JUNIOR
BRUNO DE SOUSA TETI
RENATO AURÉLIO FELIX DA SILVA

JUDAÍSMO

Trabalho apresentado a disciplina Humanidade e Transparência, como requisito parcial para avaliação do 2º GQ orientando pelo professor Ermano R. Nascimento.

RECIFE 08.08.2012

“Não fazer ao próximo aquilo que não gostarias que fosse feito a ti: isto é todaa Torah, o resto é comentário. Vai e estuda”
(Hillel, Talmud B. Shabbath 31a)
DEDICATORIA

SUMÁRIO

Introdução 5
1. JUDAISMO:DEUS É ÚNICO 6
1.1- O início ................................................................................................. 6
1.2- Monoteísmo......................................................................................... 71.3- A escravidão no Egito......................................................................... 8
1.4- Na terra proibida ................................................................................ 8
1.5- Exílio e restauração............................................................................. 9
1.6- Gregos eromanos............................................................................... 9
1.7- Lutando pela terra prometida ............................................................. 10
1.8- Sofrimento........................................................................................... 10
1.9- A terra prometida .............................................................................. 11
A féJudaica 11
A vida dos Judeus 11
A festa Judaica 12
1. As três festas de peregrinação 13
2. As festas solenes 13
3. As festas menores 13
A oração 14
Sehmá Israel- Ouve, ó Israel 15
Conclusão 16
Referências 17
Anexos

INTRODUÇÃO

O Judaísmo é uma cultura muito antiga, porém viva, cuja contribuição para a vida da humanidade temsido imensa. é a resposta que seus mestres e seus ensinamentos encontrara para as ideias do mundo ocidental moderno. Este tipo de influência cruzada com o mundo ocidental não constitui uma experiência inédita na história judaica. Constitui, sim, uma constante e, em cada uma das épocas da história, garantiu a revitalização do judaísmo.
Muitos são os aspectos assustadores da vida moderna: omenosprezo pela religião e pela tradição; a queda da importância de Deus e a maior importância dada à humanidade. Há ainda a fé cega na ciência e no conhecimento científico, juntamente com o abuso da tecnologia como instrumento de tortura e destruição. Vivemos uma época de excessivo materialismo, de exploração ilimitada dos recursos humanos e naturais visando apenas o lucro e de elevação do autointeresse à categoria de principal determinante dos relacionamentos humanos.
Existem, no entanto, muitos aspectos altamente positivos da modernidade cuja aceitação só teria aspectos positivos - sua erudição, sua preocupação com os direitos humanos do indivíduo, seu pluralismo cultural, suas percepções psicológicas e o progresso em muitas áreas científicas e tecnológicas que melhoram a qualidade davida humana. Começamos a compreender que o judaísmo participa da responsabilidade na preservação da qualidade de vida em nosso planeta e a aceitar a disciplina ( Fé Judaíca) implícita a condição de parceiros do Criador e guardiães da criação. Qualquer que seja ambivalência, o presente está conosco e devemos reconhecer que ele constitui o nosso verdadeiro ponto de partida.
Reconhecemos,portanto, que a modernidade trouxe ao mundo tanto coisas positivas quanto negativas. O Judaísmo acredita que é essencial viver no mundo adotando uma postura descrita como de desajuste criativo. O encontro entre o Judaísmo e o mundo nem sempre se mostrou positivo para a vida judaica. Mas, ainda assim, os judeus, não acreditam na possibilidade de realizar obrigações como judeus voltando as costas ao...
tracking img