Gesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Características do Gesso
Propriedades físico-químicas e mecânicas do gesso
O gesso é um material branco fino que em contato com a água se hidrata, num processo exotérmico, formando um produto, não hidráulico e rijo.
A produção do gesso se dá pela mineração e calcinação da gipsita, mineral natural produzido pela evaporação de mares. O minério de gesso (gipsita), formado entre 100 e 200milhões de anos atrás, está presente em grande parte da superfície terrestre. Sua extração não gera resíduos tóxicos e requer pouca interferência na superfície. As fábricas de chapas de gesso e outros derivados da gipsita são instalações limpas, que somente liberam vapor d'água na atmosfera.
Alternativamente, o gesso pode ser produzido pela reciclagem do fosfogesso ou do gesso químico produzido peladesulfurização de chaminés de queima de carvão com cal hidratada. No Brasil nenhum destes processos alternativos é significativo.
As propriedades específicas do gesso como:elevada plasticidade da pasta pega e 
endurecimento rápido; finura equivalente ao cimento; pequeno poder de retração na 
secagem e estabilidade volumétrica, garantem desempenho satisfatório quando utilizado como aglomerante nafabricação de premoldados ou aplicado como revestimento.
A propriedade de absorver e liberar umidade ao ambiente confere aos revestimentos  em gesso um elevado poder de equilíbrio higroscópico, além de funcionar como inibidor de propagação de chamas, liberando moléculas d’água quando em contato com o fogo.
Por outro lado, devido a solubilidade dos produtos em gesso ( 1,8 g/ l ), a utilizaçãodestes fica restrito a ambientes interiores e onde não haja contato direto e constante com água ( áreas molhadas) e desde que se considere certos cuidados, tais como: o alto poder oxidante do gesso quando em contato com componentes ferrosos; o alto poder expansivo das moléculas de etringita, formadas pela associação do gesso com o cimento em fase de hidratação; diminuição da resistência com o grau deumidade absorvida; a solubilidade e lixiviação com a percolação de água constante.
:: Produção do Gesso
O gesso é o produto da desidratação térmica da gipsita e sua posterior moagem. As temperaturas relativamente baixas (150ºC - 140ºC), a gipsita perde parte de sua água de composição resultando no hemidrato. Na produção comercial, a desidratação resulta também na produção de anidrita.
Aanidrita II é pouco solúvel e retarda a pega.
Hidratação
O gesso em contato com a água volta a se hidratar, retornando ao dihidrato, um sólido de estrutura cristalina. Esse endurecimento (cristalização) se dá através de núcleos que vão se expandindo. O tamanho dos cristais depende das impurezas do gesso, dos aditivos usados (geralmente controladores do tempo de pega) e das condições de cristalização.Em geral, um dihidrato com cristais grandes tem menor resistência mecânica que um com cristais menores.
O endurecimento completo ocorre depois que o excesso de água evaporou, deixando os poros. A figura abaixo foi obtida por microscopia eletrônica de varredura, elétrons secundários. O tamanho dos cristais é de aproximadamente de 15um.(micrometros).
Após um pico de liberação da energiasuperficial devido a molhagem (pico que inicia no tempo 0 na linha azul, segunda figura) o gesso passa por um período de pequena atividade química. Durante este período a pasta mantém a sua trabalhabilidade.
O processo de hidratação do gesso é muito rápido e se conclui em algumas horas.
Tempo de pega
O tempo de início de pega, determinado segundo a norma brasileira NBR 12128, é o tempo decorrido a partirdo momento que o gesso tomou contato com a água até o instante em que a agulha do aparelho de VICAT não mais penetra até o fundo, estacionando a l mm do fundo.
O tempo de fim de pega é o tempo decorrido a partir do momento que o gesso entra em contato com a água até o instante que a agulha do aparelho de VICAT não mais deixa impressão na superfície.
De acordo com a NBR 13207 temos que :
No...
tracking img