Gerir o tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1022 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Neste trabalho de tópicos específicos I decidi escolher um dos aspectos fundamentais da gestão: o tempo.

Como futuro gestor de recursos humanos este é um problema que quero saber resolver com distinção pois o sucesso das tarefas com eficácia deve-se muito a uma boa racionalização do tempo. Saber administrar o tempo torna o funcionamento da organização muito mais controlado mas no bom sentidoonde as tarefas são bem organizadas e feitas com sucesso nunca perdendo a noção das prioridades.

“Gerentes eficazes pelo que eu tenho observado, não começam pelas suas tarefas. Começam pelo seu tempo. E não iniciam com planejamento. Iniciam sabendo onde seu tempo é realmente empregado.” – Esta frase de Peter Drucker traduz a forma como deve ser feita uma análise sobre a organização das tarefas.Para Drucker a gestão do tempo é uma das cinco praticas essenciais para se ser um gerente eficaz até porque segundo ele “O tempo é totalmente insubstituível”.

No início podemos pensar que a gestão do tempo é o facto de gerir as tarefas por cada subordinado durante um dia de trabalho mas efectivamente é algo mais complexo que isso. Gerir o tempo é estabelecer um planeamento de estudo que visadefinir objectivos e estabelecer prioridades de forma a conseguir um máximo de eficiência.
O problema de gerir o tempo não é apenas o facto de termos muitas coisas para fazer durante o dia, é principalmente uma questão de não gerirmos o tempo a nosso favor para fazer o que tem de ser feito.

Existem diversas más práticas nas organizações que levam a sucessivas perdas de tempo. Cabe a cadagestor tentar contornar os obstáculos que condicionem a perfeita execução das tarefas.

O exemplo principal de perda de tempo nas organizações é sem duvida a incorrecta ordenação das prioridades ou mesmo a não definição dos objectivos pois está-se a contribuir para uma total desorganização nos processos. O facto de não saber empregar o tempo correctamente vai-se notar ao fim de dada dia de trabalho.Fernando Muro no livro “O peixe que não quis evoluir” numa das suas fábulas diz que “mobilizar as pessoas é uma questão de saber marcar e manter o ritmo adequado” e é de facto isso que se trata a gestão do tempo. Podemos estar a perder tempo com coisas insignificantes que prejudicarão em muito a nossa gestão do tempo mais tarde podendo mesmo não chegar o tempo para situações mais urgentes.Taylor refere que uma das principais causas de “vadiagem no trabalho” é a utilização de métodos empíricos ineficientes utilizados pelas empresas.

O adiamento das coisas é também dos grandes problemas de tempo gasto. Certamente que já todos ouvimos a frase “eu já faço isso” ou “eu logo que possa resolvo isso” e depois não há forma de ver o problema resolvido ou acaba por levar uma eternidade.Este mau hábito acaba por ser um dos mais frequentes não só nas organizações como na vida em geral. Eu próprio realizei este trabalho nos últimos dias antes do dia limite da entrega apesar de ter tido bastante mais tempo livre durante o mês de Novembro e em muitas situações desse mês nem aproveitei bem tanto tempo disponível.

A atitude dos trabalhadores na empresa é um ponto essencial para ocumprimento das funções. A questão da atitude deve-se várias situações sendo a principal a motivação. Quando num jogo de futebol uma equipa não está com a atitude certa essa equipa vai correr menos que o adversário assim como vai perder a maioria das bolas divididas pois ganhar a chamada segunda bola depende muito da garra que se coloque em campo.

Assim se passar o dia sem qualquer objectivo real,deixando as horas passarem e adiando todas as tarefas até à última hora possível. O que Taylor define como “fazer cera” onde trabalho é feito deliberadamente devagar.

Distracção e a desorganização são outros pontos que nos levam a não fazer as coisas a tempo e no caso da distracção muitas vezes o problema não está só no tempo que se demora mas também no não fazer as coisa correctamente....
tracking img