Geriatria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO

Esta pesquisa visa investigar o conceito de geriatria como especialidade médica e da gerontologia como ciência que estuda o processo de envelhecimento, ambas interdisciplinares, a geriatria como um ramo da gerontologia, essa última como transversalidade que perpassa por várias disciplinas como a biologia, psicologia, sociologia, antropologia, ciência política, história, entreoutras ciências humanas (MOTTA, 2004).
A geriatria encontra-se inserida no contexto da sociedade moderna que devido aos avanços tecnológicos em diversas áreas das ciências se deparou, devido à melhoria das condições de vida dos indivíduos, com as questões que implicam a longevidade e o envelhecimento populacional (LUSTOSA, 2007).
Portanto, a geriatria se constitui como campo de conhecimentointerdisciplinar e recente assim como a gerontologia, tendo como objetivo a compreensão da velhice, conta com o interesse de multiprofissionais nos estudos sobre esta temática inclusive dos psicólogos que atuarem dentro de equipes interdisciplinares (MOTTA, 2004).
A pesquisa buscará abranger de forma didática e introdutória a geriatria como especialidade da medicina que estabelece interdisciplinaridadecom diversas áreas humanas, inclusive com a área de atuação do psicólogo entre outros profissionais, principalmente aqueles que buscarem especialização na área da saúde e hospitalar.



2. DESENVOLVIMENTO
2.1. HISTÓRICO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Questões relacionadas ao envelhecimento e à longevidade aparecem na história desde os tempos antigos. As primeiras teorias refletem a visão demundo dada pela cultura. Para os hebreus, por exemplo, a longevidade estava ligada à obediência a Deus. As sucessivas gerações reconstruíram estas explicações de acordo com seu contexto histórico (MOTTA, 2004).
A ênfase ao conhecimento positivista da Renascença leva à construção de algumas teorias sobre o envelhecimento. Porém, é no século XIX que o pensamento gerontológico se organiza – “O homemnasce, cresce e morre segundo certas leis que não foram investigadas apropriadamente” (QUETELET, apud HENDICKS, 1999, p.25), discutindo-se a importância da diversidade no processo. Por outro lado, os avanços tecnológicos e das possibilidades de intervenção permitiram o desenvolvimento de uma visão de doença, fisiologia e patologia que identificamos como Biomedicina. Este modelo ganha ênfase com olivro de Charcot, de 1867. O Século XX traz um desenvolvimento das pesquisas científicas. Alguns autores, como Comte, trabalham a idéia de uma trama integrada entre o biológico e o social como parte de pensamento científico. Criam-se dois pólos de discussão em relação ao envelhecimento: “O envelhecimento resulta das doenças degenerativas”, “envelhecimento é considerado um processo natural”(HENDICKS, 1999). Esta polaridade está presente ainda hoje, com a discussão entre os campos de atuação da Gerontologia e da Geriatria.
A etimologia da palavra gerontologia, remete à Grécia antiga, quando o geron, ou gerontos/es eram os reconhecidos idosos, sábios valorizados e respeitados daquela ocasião (LUSTOSA, 2007).
A história da Gerontologia é recente, surge em 1903, com Metchnikoff, sucessor dePasteur, que propõe a criação desta disciplina, prevendo que esta seria um campo importante da ciência. Posteriormente, em 1909, foi proposta por Nascher, nos EUA, a criação da especialidade médica Geriatria, ou o estudo clínico da velhice para tratar das doenças dos idosos e da própria velhice. A idéia de avaliação multidimensional, portanto, da abordagem interdisciplinar, surge em 1930 comWarner, na Inglaterra (MOTTA, 2004).
As investigações científicas relativas à gerontologia que acontecem no século XIX encontram em Francis Bacon um importante incentivador, quando afirma que a higiene, e condições sociais e médicas, são responsáveis pelo prolongamento da vida humana (MOTTA, 2004).
Os conceitos de gerontologia e geriatria são vários e apontam diversas estratégias de estudo e...
tracking img