Faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A implantação da floresta depende, dentre outros fatores, da utilização de mudas saudáveis, com bom diâmetro de colo, raízes bem formadas, relação parte aérea / sistema radicular adequada, e nutridas adequadamente. Isto garantirá melhor índice de sobrevivência no plantio, maior resistência a estresses ambientais e maior crescimento inicial, influenciando diretamente na qualidade finalda floresta. 
As técnicas a serem adotadas para a produção das mudas devem atender às necessidades de cada produtor, em termos de disponibilidade e localização de área, grau de tecnologia e dos recursos financeiros disponíveis. 

OBJETIVO
Estudar e viabilizar a produção de mudas de eucalipto e seringueira em viveiro suspenso, com finalidade de produzir mudas para replantar e terbeneficiamentos ou retornos lucrativos.

Produção de Mudas
Eucalipto
Sementes:
Devem-se escolher sementes de boa procedência, exigindo-se os atestados de fita sanidade e, os resultados analíticos do grau de pureza e germinação. Estes cuidados devem-se ao fato que o uso de sementes de boa qualidade favorecerá a obtenção de floresta produtiva. 
Existem diversos fornecedores que comercializam sementes deboa qualidade, variando a tecnologia de produção e o grau de melhoramento das árvores produtoras de sementes. 
Substratos:
A definição do substrato a ser utilizado num viveiro florestal depende da análise de uma série de fatores, dentre eles destacando-se:
1) Espécie a ser semeada.
2) Disponibilidade próxima do local do viveiro de matérias-primas para composição do substrato, caso a decisãoseja a produção própria do produto.
3) Sistema de irrigação utilizado nas diferentes etapas da produção da muda (semeadura, crescimento e rustificação)
4) Tipo de embalagem utilizada
5) Relação custo/benefício
Existem vários componentes que podem ser utilizados para a produção de substratos, classificados como inertes: vermiculita (nome comercial de produto a base de mica expandida), casca dearroz carbonizada, moinha de carvão vegetal e, orgânicos: turfa, bagaço de cana decomposto, fibra de coco, estercos de bovino, aves e suínos, cascas de pinus ou eucaliptos, compostos derivados de resíduos orgânicos, etc.
Cada um destes componentes apresenta suas peculiaridades com relação a teor de nutrientes (macros e micros) e a disponibilização dos mesmos às mudas, condutividade elétrica,capacidade de retenção e disponibilização de água, compactação sob irrigação, granulométrica e porosidade, etc.
Recipientes:
A escolha do recipiente determina todo o manejo do viveiro, o tipo de sistema de irrigação a ser utilizado e sua capacidade de produção anual. 
Dentre os tipos de recipientes que podem ser utilizados na produção de mudas de pínus, podem-se citar:
a) Sacos plásticosc) Tubetes plásticos
b)  Laminado de pínus
Enchimento de recipientes:
A colocação do substrato nas recipientes requer cuidados para se evitar que o mesmo torne-se compactado, prejudicando a germinação das sementes e o desenvolvimento do sistema radicular, o que pode comprometer a sobrevivência das mudas no plantio e o desenvolvimento futuro da árvore. Pararecipientes de enchimento manual, como os sacos plásticos e laminados de pínus, apenas a experiência poderá definir o quanto o substrato poderá ser compactado manualmente de modo a não se desagregar na hora da retirada da muda, e ao mesmo tempo permitir um bom desenvolvimento do sistema radicular. 
Preparo da semeadura e semeio:
As sementes de eucaliptos, por seu tamanho, apresentam-se muitas vezes,com uma quantidade alta de material inerte misturado, principalmente sementes não fecundadas, reduzindo o número de sementes viáveis por kg. É recomendável passar a semente por um separador de ar. Este procedimento aumenta a eficiência da semeadura, evitando que sementes vazias sejam semeadas no lugar das férteis. Com o uso de peneiras classificadoras (malhas de 2,0 mm; 1,68 mm; 1,41 mm e 1,19 mm)...
tracking img