Gerentes inteligentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 41 (10047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
parte 1 - OS ATORES


“ELES ESTÃO ME DEIXANDO MALUCO !”

HÁ TRÊS TIPOS BÁSICOS DE PESSOAS PRESENTES EM TODAS AS EMPRESAS: AS QUE SABEM QUAIS SÃO AS VERDADEIRAS REGRAS E FAZEM POLÍTICA CONFORME ESSAS REGRAS, AS QUE PENSAM QUE SABEM QUAIS SÃO AS REGRAS CERTAS, MAIS DEIXAM DE PERCEBER ALGO IMPORTANTE, E AS QUE RECUSAM A SEGUIR AS REGRAS DOS OUTROS. ESSES TIPOS DE “PERSONAGENS” SÃO CHAMADOS DE:REBELDES, FIÉIS E COMPETIDORES.


OS REBELDES

SÃO PESSOAS QUE TEM BASTANTE IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE E INTELIGÊNCIA, QUE AO SE DEPARAR COM UM PROBLEMA NÃO MEDEM ESFORÇOS PARA RESOLVE-LO. SE CONCENTRAM MUITO MAIS NOS ASPECTOS TÉCNICOS DO TRABALHO, AUMENTANDO ASSIM SUA EFICIÊNCIA, MAS NÃO RESPEITAM AS REGRAS E NORMAS DA EMPRESA. ACHAM COMO POR EXEMPLO, QUE PREENCHER UMA GUIA NÃO É NECESSÁRIOPARA O BOM ANDAMENTO DE SEU SERVIÇO, FAZENDO ASSIM SUAS PRÓPRIAS REGRAS, E DESOBEDECENDO AS DA EMPRESA, DEIXANDO ASSIM SEUS CHEFES MALUCOS.


OS FIÉIS

SÃO CONFIÁVEIS, E SE DEDICAM AO MÁXIMO NO TRABALHO. SEU LEMA É: “QUEM QUER PROGREDIR PRECISA DEMONSTRAR QUE ESTÁ MOTIVADO”. MAS SÃO INOCENTES EMPRESARIAIS QUE DESCONHECEM OS TRABALHOS MAIS IMPORTANTES, FAZENDO ASSIM TUDO O QUE VEM PELA FRENTE,PERDENDO A CHANCE DE FAZER UM DETERMINADO TRABALHO QUE POSSA CHEGAR A TER ENVOLVIMENTO COM NÍVEIS MAIS ALTOS E UM MELHOR RECONHECIMENTO.


OS COMPETIDORES

SÃO PESSOAS QUE VALORIZAM A VITÓRIA, E PARA ELES, CHEGAR EM SEGUNDO LUGAR É, DEFINITIVAMENTE PERDER. CONHECEM CLARAMENTE A POLÍTICA DAS EMPRESAS, TENDO CONSCIÊNCIA QUE EM QUALQUER GRUPO DE MAIS DE DUAS PESSOAS É PRECISO POLÍTICA PARA QUEAS COISAS SEJAM FEITAS. PORÉM, ELES NÃO SÃO BONS GERENTES. POIS GERENCIAR SIGNIFICA UTILIZAR AS HABILIDADES ALHEIAS PARA QUE O TRABALHO SEJA FEITO, MAS ELES TEM DIFICULDADE EM RECONHECER QUE OUTRAS PESSOAS TENHAM CERTAS HABILIDADES, ACREDITANDO QUE SE QUEREM UMA COISA BEM FEITA, TERÃO QUE FAZÊ-LA.


JUNTANDO-SE À TRIBO

GRANDE PARTE DO QUE ACONTECE EM UMA ORGANIZAÇÃO TÍPICA SÃO RITUAIS. SÃOSIMPLESMENTE A FORMA COMO DETERMINADAS COISAS SÃO FEITAS. DESDE AS ENTREVISTAS PARA INICIAR NA EMPRESA, AS REUNIÕES FESTIVAS, E ATÉ REUNIÕES COM OS DEMAIS CHEFES.

Mas para entender esses rituais é preciso olhar além das aparências, entendendo os propósitos e as razões para que são realizados.

Alguns dos rituais mais importantes são:

Demonstrar e afirmar a admissão à empresa (por exemplo,assembléias, reuniões, orientações e treinamentos). Em nenhum outro lugar a função do ritual na empresa é mais aparente do que na entrevista de emprego. Desde a entrevista, a uma série de testes que prevê a capacidade da pessoa para poder entrar na empresa.

Demonstrar o status relativo na hierarquia predominante (por exemplo, quem tem a última palavra).

Demarcar o território ou demonstrarrespeito pelo território alheio (por exemplo, ações informando que você está no território de outra pessoa).

Realizar determinadas ações com sutileza e a arte merecidas por sua importância (por exemplo, procedimentos de rotina ou outros eventos e atividades respectivas).

Através de rituais podemos descobrir muito sobre as pessoas com quem estamos lidando: o que valorizam, quem são elas e comose dar bem com elas.


RITUAIS DECISÓRIOS

É REALMENTE ASSUSTADOR O NÚMERO DE DECISÕES IMPORTANTES QUE SE RESUMEM EM PURAS SUPOSIÇÕES, TANTO EM NOSSA VIDA FAMILIAR COMO NA EMPRESA ONDE TRABALHAMOS.

Muitas decisões empresariais não são lógicas, e um bom exemplo, é quando uma empresa vai lançar um produto no mercado. Ela pesquisa as tendências, contrata consultores, matemáticos, e mesmoassim, quando chaga a hora de lançar o produto, nenhuma dessas estratégias nos dá resposta se o produto dará certo ou não. Ao contrário, estimulam-nos a chegar a nossas próprias conclusões e nos dão força para agir segundo as conclusões a que chegamos.


VISÕES DIFERENTES DOS RITUAIS DE TRABALHO

A RAZÃO PELA QUAL AS COISAS SÃO FEITAS DE UM JEITO E NÃO DE OUTRO SEMPRE DIZ ALGO SOBRE A EMPRESA E...
tracking img