O atalho da 3m para ganhar mercado - resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como uma empresa de bens de consumo, o foco atual da 3M é adquirir pequenos negócios, visando a chamada “base da pirâmide”, o mercado da classe média emergente.
Ocrescimento da classe média no Brasil é o que mais chama atenção dos executivos da 3M, pois acreditam que, investindo neste tipo público agora, será possível caminhar com ele a medidaque a sua renda cresce. É investir para proteger mercado, estar presente em todas as faixas de renda.
O Brasil é um país emergente, e assim como outros nesta fase, a baseda pirâmide é a que mais cresce em densidade. Antes, o país era visto como um problema em potencial, hoje é referência em oportunidades, onde apesar dos possíveis cicloseconômicos, o crescimento da classe de baixa renda abre espaço para diversos investimentos.
Inovação é a chave. Concorrer com mercados locais é um desafio, pois estes crescemagressivamente e estão preparados para trabalhar com margens apertadas, mas a 3M se dedicou a encontrar os espaços para crescer, através de lideranças certas e pessoalespecializado.
Adquirir marcas regionais para conquistar mercado é uma estratégia interessante para empresas de bens de consumo, onde a comunicação regional ajuda muito na percepçãode que o produto comprado tem melhor custo-benefício que outro de uma empresa grande.
A mobilidade social citada no texto é um interessante meio de investimento pois estaspessoas vão se tornar consumidores ainda mais importantes no futuro. É interessante por agora entender como elas se comportam, o que costumam consumir, principalmente nomomento anterior, que era de escassez. As marcas que falam de forma eficaz vão migrar junto com estas pessoas, e como pessoas têm sonhos, as empresas devem crescer junto com eles.
tracking img