As dificuldades de leitura e escrita nas series iniciais ( tcc pedagogia)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 33 (8083 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GUEDES DE MIRANDA
CURSO NORMAL MÉDIO

As Dificuldades de Leitura e Escrita nas Séries Iniciais

Porto Calvo - AL
2011

Eliene Silva dos Santos

As Dificuldades de Leitura e Escrita nas Séries Iniciais

Trabalho de conclusão do curso normal Médio apresentado ao 4º “B” da Escola Estadual Professor Guedes de Miranda como requisito para a obtenção de professorda educação infantil dos anos iniciais do ensino fundamental sob a orientação do professor Severino Ramos Barbosa.

Porto Calvo – AL
2011

“Dedico esse trabalho Deus aos meus filhos, familiares e amigos que esteve comigo nessa batalha árdua”
04
AGRADECIMENTOSAgradeço em primeiro lugar á Deus, pelo dom da vida que ele me deu, sua presença constante em me viver, pela força, coragem e determinação, pois sei que a minha vitória foi ele quem deu.
Aos meus filhos Ao meu querido esposo Bau, pelos momentos difíceis, compreensão e carinho que me fizeram crescer e acreditar cada vez mais nos meus ideais.
Á minha família. E finalmente meus agradecimentos sãotambém a todos que diretamente ou indiretamente contribuíram neste meu caminhar, como as minhas colegas de turma de Matriz de Camaragibe em particular o meu orientador Severino Ramos Barbosa.
O meu carinhoso abraço a todos que acreditaram em mim!

06
INTRODUÇÃO
A leiturase constitui como um dos avanços à busca do conhecimento sistemático é aprofundado. Contudo, tem-se que em virtude de não se desenvolver o hábito da leitura, encontra-se algumas dificuldades nesse contexto, o que causa preocupações, pelo fato da leitura assumir um certo destaque no processo de aprendizagem.
É através desta que o aluno desperta para interpretação dos fatos e ainda sente-seestimulado para desenvolver a aprendizagem, posto que a leitura se encarregue de amadurecer o intelecto.
Ao se fazer uma retrospectiva da história, encontra-se elementos preponderantes que se associam ao fato do indivíduo desenvolver uma leitura que transcende os livros, documentos ou registros e se insere no contexto vivido.
É bem verdade as dificuldades apresentadaspela aprendizagem ganham uma outra conotação, a partir do momento em que identifica-se bloqueios referentes a leitura, o que evidencia uma certa deficiência no desenvolvimento da leitura como prática escolar.

05
Resumo
O meu TCC apresenta uma análise dasdificuldades de aprendizagem na Leitura e Escrita dos alunos em séries iniciais do ensino fundamental.
O estudo se pautou na abordagem qualitativa na realização das atividades, através da observação e entrevista com professores e alunos da Escola Municipal Dagmar Monteiro Cavalcante Manso onde fiz meu estagio, que me proporcionou á compreender o processo de aprendizagem da leitura e escrita.Durante a pesquisa constatei que as principais dificuldades que os alunos apresentam para ler e escrever, são decorrentes de vários fatores, porém enfatizamos os mais importantes como: falta de acompanhamento individual tanto da família como da escola. falta de paciência dos professores, recursos inadequados, bem como a responsabilidade da família em manter as crianças na escola.
Sendo assim,consideramos que o presente estudo trouxe-nos resposta satisfatória para nossos questionamentos a respeito das dificuldades enfrentadas pelos alunos no processo da leitura e escrita. Deste modo estamos estimuladas a avançar nossos estudos, contribuindo assim, não só para a nossa prática pedagógica, mas também para vocês leitores em virtude de algumas dúvidas a respeito desse conhecimento....
tracking img