As dificuldades de leitura e escrita nas series iniciais ( tcc pedagogia)

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR GUEDES DE MIRANDA
CURSO NORMAL MÉDIO

As Dificuldades de Leitura e Escrita nas Séries Iniciais

Porto Calvo - AL
2011

Eliene Silva dos Santos

As Dificuldades deLeitura e Escrita nas Séries Iniciais

Trabalho de conclusão do curso normal Médio apresentado ao 4º “B” da Escola Estadual Professor Guedes de Miranda como requisito para a obtenção de professor daeducação infantil dos anos iniciais do ensino fundamental sob a orientação do professor Severino Ramos Barbosa.

Porto Calvo – AL
2011

“Dedico esse trabalho Deus aos meus filhos, familiares eamigos que esteve comigo nessa batalha árdua”
04
AGRADECIMENTOS
Agradeçoem primeiro lugar á Deus, pelo dom da vida que ele me deu, sua presença constante em me viver, pela força, coragem e determinação, pois sei que a minha vitória foi ele quem deu.
Aos meus filhos Aomeu querido esposo Bau, pelos momentos difíceis, compreensão e carinho que me fizeram crescer e acreditar cada vez mais nos meus ideais.
Á minha família. E finalmente meus agradecimentos são também atodos que diretamente ou indiretamente contribuíram neste meu caminhar, como as minhas colegas de turma de Matriz de Camaragibe em particular o meu orientador Severino Ramos Barbosa.
O meu carinhosoabraço a todos que acreditaram em mim!

06
INTRODUÇÃO
A leitura seconstitui como um dos avanços à busca do conhecimento sistemático é aprofundado. Contudo, tem-se que em virtude de não se desenvolver o hábito da leitura, encontra-se algumas dificuldades nessecontexto, o que causa preocupações, pelo fato da leitura assumir um certo destaque no processo de aprendizagem.
É através desta que o aluno desperta para interpretação dos fatos e ainda sente-se...