Estudo de caso cultura x clima organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (344 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE PREVALECE NUMA DECISÃO: A CULTURA DA EMPRESA OU A ÉTICA?
Um profissional com excelente qualificação técnica, grande experiência e profundo senso de responsabilidade, estava há muito tempo emuma organização. Ele tinha qualificação para ser promovido a diretor e esperava essa promoção, mas estava estacionado no posto de gerente. Tratava-se de uma empresa alemã cuja cultura organizacionalexigia a manutenção de um ambiente de trabalho reservado, silencioso e formal e uma comunicação bastante restrita. O temperamento do gerente era oposto. Alegre e expansivo, ele gostava de contar casosengraçados e de rir, chegando a fazer algumas ironias com a seriedade dos outros. Os diretores viam seu comportamento como imaturo e não confiável. "Não dá para confiar, ele é meio moleque", disse umdos diretores. "É inteligente, muito bem preparado, mas é um pouco fora do padrão."
Frente a essa avaliação, os diretores decidiram que o gerente não só não deveria ser promovido como deveria serdesligado da empresa. Incumbiram uma empresa de recolocação para encontrar outra oportunidade para aquele profissional. Isso foi feito e se ofereceu ao gerente um cargo de direção em outra companhia,proposta que ele aceitou.
Questões para discussão
1. Você acha que foi acertado a diretoria da empresa recusar a promoção porque ele, mesmo inteligente, bem preparado e com qualificação técnica egrande experiência, tinha o “pecado” de ser alegre e expansivo, de gostar de contar casos engraçados e de rir e isso não combinava com a cultura organizacional e com o clima que se procurava manter naempresa?
2. Pelo enunciado do caso, percebe-se que a empresa não tinha intenção de promover o gerente para o cargo de diretor. A companhia, porém, não o informou desse fato, mantendo-se fiel à suacultura de comunicação restrita. Você acha que a empresa tinha o dever de lhe comunicar que ele não seria promovido? Os diretores tinham obrigação de lhe dizer o que pensavam dele, mesmo contrariando a...
tracking img