Gerenciamento de seguranca pessoal e executiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇAO JUST IN TIME (JIT)


Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar o sistema de administração da produção JIT, conhecido como Just in Time, bem como sua filosofia. Divididos em tópicos para melhor compreensão, faremos uma breve introdução, seguida do histórico, o que é o sistema, qual a sua filosofia, bem como suas vantagens e desvantagens econclusão. Ressaltando que não é objetivo deste esgotar o tema, mas dar uma visão ampla e rápida do que é o sistema e o que este preconiza.

Palavras chaves – custo, desperdícios, estoques, Just in Time e produção

Abstract

This Article has as objective to approach the system of administration of production JIT, known as Just in Time, as well as its philosophy. Divided in topics for bettercomprehension, we will make one brief introduction, followed of the description, what it is the system, which its philosophy, as well as its advantages and conclusion. Standing out that he is not objective of this to deplete the subject, bit to give an ample and fast vision of what it is the system and what this preconiza.

Keywords – Cost, wasteful, supplies, Just in Time and production.1 INTRODUÇÃO



No entendimento de Gianesi e Corrêa (1993,p.42) os sistemas de administração da produção ou SPA como também são conhecidos, é a base, o coração do processo produtivo.Estes,têm como objetivos principais o planejamento e o controle do processo de manufatura em todos os seus níveis. Dentre estes níveis se incluemmateriais,equipamentos, pessoas, fornecedores e distribuidores.

Entretanto não podemos esquecer que o foco sempre esta no mercado, nos clientes e sua necessidades. Sem um bom sistema de administração da produção as empresas não poderiam definir com precisão o que é básico em toda e qualquer empresa, ou seja; o que fazer, quando fazer, como o que produzir ou de quem comprar, de forma adequada e planejada,para atingir as necessidades estratégicas da empresa. Ainda há que se observar que quem dita o rumo da empresa são seus objetivos e seu mercado.

Para Gianesi e Corrêa (1993,p.43) um SAP deve ser capaz de suportar atividades tipicamente gerenciais como:

• Planejar as necessidades futuras de capacidade;
• Planejar os materiais comprados;
• Planejar níveis apropriados deestoques;
• Programar atividades de produção;
• Ser capaz de prometer prazos;




Essas atividades afetam os níveis de desempenho do SAP em termos de custo, qualidade, prazo confiabilidade e flexibilidade e por conseqüência a da competitividade da empresa no mercado onde atua. Dentre os sistemas de produção considerados puros temos o JIT (just in time).2 COMO SURGIU O JUST IN TIME

De acordo com Gianesi e Corrêa (1993,p.44) o just in time, JIT como é conhecido surgiu no Japão em meados da década de70, sendo o centro de sua criação e desenvolvimento a Toyota Motor Company. Essa por sua vez buscava um sistema de administração da produção que tivesse capacidade de coordenar a produção de acordo com a demanda de diferentesmodelos e cores de veículos e sem atraso. Desde já percebemos a necessidade de flexibilidade e confiabilidade do sistema.

O JIT trabalha com um sistema de produção “puxa”, ou, seja somente se produz em cada uma das partes do progresso aquilo que foi vendido, no tempo e no momento exato, também conhecido como sistema kanbam. Nome dado aos cartões utilizados para autorizar e movimentar aprodução ao longo do processo produtivo.

O JIT principalmente no ocidente, também é conhecido por outros nomes:


• Produção sem estoques;
• Eliminação de desperdícios;
• Manufatura de fluxo contínuo;
• Esforço contínuo na resolução de problemas;
• Melhoria continua dos processos;


No entendimento de Alvarez (2001, p. 320)...
tracking img