Gerenciamento de residuos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GERENCIMENTO DE CONTROLE DE RESÍDUOS - PGR

O gerenciamento de controle de resíduos do Mercado tem por objetivo atender a todos os requisitos necessários e exigidos pela Lei 12.305, visando garantir a preservação do meio ambiente e cuidar para que eventuais resíduos produzidos não venham a prejudicá-lo, proporcionando um destino final mais adequado dos mesmos de acordo com suascaracterísticas.
Um dos objetivos fundamentais estabelecidos é a ordem de prioridade para a gestão de resíduos, a qual deixa de ser voluntária e passa a ser obrigatória: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
A lei ainda estabelece a diferença entre resíduo e rejeito: resíduos devem ser reaproveitados e recicladose apenas rejeitos devem ter destinação final.

INFORMAÇÕES GERAIS DO ESTABELECIMENTO:

A empresa está sendo fundada em 2013, tendo como atividade principal o comércio de produtos alimentícios e bebidas. O estabelecimento não apenas trabalhará revendendo alimentos produzidos por outras empresas devidamente registradas, como também contará com um seleto grupo de produtos de fabricação própria,seguindo todas as exigências legais e sanitárias. (tem que observar se o contrato social prevê tal atividade)

OBJETIVOS
* Normatizar a classificação, segregação, acondicionamento, armazenamento interno e coleta dos resíduos da empresa.
* Determinar os mecanismos físicos, estruturais e materiais necessários para a implantação do gerenciamento dos resíduos dentro do Mercado;
*Classificar e segregar resíduos recicláveis, promovendo a sua recuperação e colaborando com a preservação do meio ambiente.
* Conscientizar e habilitar os colaboradores para a importância e necessidade da segregação rigorosa dos resíduos gerados.
* Realizar capacitação e treinamento interno com os colaboradores dos setores envolvidos no gerenciamento dos resíduos.
* Trabalhar em parceria coma CIPA, favorecendo a prevenção dos acidentes de trabalho e promovendo a saúde dos trabalhadores.
* Elaborar mecanismos de controle e avaliação do Plano de Gerenciamento dos Resíduos;
* Entrar em conformidade com a legislação em vigor referente ao PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos);

MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O manejo dos RS é entendido como a ação de gerenciar os resíduosem seus aspectos intra e extra estabelecimento, desde a geração até a disposição final, incluindo as seguintes etapas:

1. Segregação - consiste na separação dos resíduos no momento e local de sua geração, de acordo com as características físicas, químicas e biológicas, o seu estado físico e os riscos envolvidos.

2. Acondicionamento - consiste no ato de embalar os resíduos segregados,em sacos ou recipientes que evitam vazamentos e resistam às ações de punctura. A capacidade dos resíduos de acondicionamento deve ser compatível com a geração de cada tipo de resíduo.
* Os resíduos sólidos devem ser acondicionados em saco constituído de material resistente a ruptura e vazamento, impermeável, baseado na NBR 9191/2000 da ABNT, respeitados os limites de peso de cada saco,sendo proibido o seu esvaziamento ou reaproveitamento.
* Os sacos devem estar contidos em recipiente de material lavável, resistente à punctura, ruptura e vazamento, com tampa provida de sistema de abertura sem contato manual, com cantos arredondados e ser resistente a tombamento.
* Os resíduos líquidos devem ser acondicionados em recipientes constituídos de material compatível com olíquido armazenado, resistentes, rígidos e estanques, com tampa rosqueada e vedante.

3. Identificação – consiste no conjunto de medidas que permite o reconhecimento dos resíduos contidos nos sacos e recipientes, fornecendo informações ao correto manejo dos resíduos.
* A identificação deve estar aposta nos sacos de acondicionamento, nos recipientes de coleta interna e externa, nos...
tracking img