Importancia da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Importância da Contabilidade | |
|
|
|
Voltar |

Até então apresentamos os controles para fins gerenciais sem falar na contabilidade da empresa. Nas atividades empresariais, a área financeira assume, a cada dia, funções mais amplas de coordenação entre o operacional e as expectativas dos acionistas na busca de resultados com os menores riscos.
A seguir, abordaremos na forma deperguntas e respostas, a importância da manutenção da contabilidade da empresa, tanto sob o ponto de vista legal quanto sob o aspecto da gestão empresarial.
1 - Por que a empresa precisa organizar e manter sua contabilidade?
R - Porque a contabilidade é o controle que a empresa possui sobre sua vida econômica, financeira e patrimonial, de grade importância para a gestão dos negócios. Além disso, acontabilidade organizada é indispensável para a empresa realizar negócios por exemplo com os Governos (contratos, licitações, etc.), com os fornecedores, com os bancos (cadastrro bancário e financiamentos), etc.
2 - Como a empresa deve proceder para manter sob permanente controle, acompanhamento e avaliação a sua atividade empresarial, os resultados econômicos e o patrimônio?
R - A empresa deve,inicialmente, com a assessoria de um escritório de contabilidade, organizar e manter seu sistema contábil, com o objetivo de controlar e registrar as variações econômicas, financeiras e patrimoniais do empreendimento, obtendo a partir desses registros, todas as informações gerenciais úteis para a análise e a tomada de decisões. A contabilidade permite a padronização de procedimento e de parâmetroseconômico-financeiros, facilitando uma melhor e mais correta avaliação da situação e do desempenho da empresa. Além disso, somente por intermédio da contabilidade a empresa pode se mostrar oficialmente para os agentes com os quais se relaciona, ou seja, o Estado/Governo (que cobra impostos e emite leis e regulamentos), os credores (que concedem empréstimos e financiamentos e analisam riscos), osclientes (que compram os produtos ou usam os servi;cos da empresa, exigindo qualidade e preços adequados), os concerrentes (que acompanham as estratégias e pol;iticas para se tornarem mais eficientes), os fornecedores (que vendem seus produtos e querem certeza de pagamento), os sócios ou acionistas (que investem recursos e querem remuneração compensatória), os administradores (que dirigem onegócio), os parceiros, em fim o mercado de uma maneira geral. Essa comunicação com o mercado se torna mais clara nos casos em que a empresa é obrigada, por lei, publicar seus balanços periódicos, tornando-se do conhecimento de toda a sociedade.
3 - Além da contabilidade formal, de que instrumentos gerenciais a empresa ainda necessita para gestão e controle de sua atividade?
R - Dependendo dascaracterísticas de cada empresa e conforme suas necessidades e a relação custo/benefício, a empresa pode instituir, a seu critério, os controles complementares que deseja, inclusive no sentido de auxiliar o serviço de contabilidade.
O conjunto desses instrumentos complementares é chamado comumente de contabilidade gerencial, ou seja, destina-se exclusivamente ao uso interno dos gestores, diferentimente dacontabilidade geral que se destina não só ao uso interno, mas tabém ao mercado como um todo.
4 - Que utilidade tem o acompanhamento mensal das vendas da empresa?
R - O ideal é que o acompanhamento das vendas seja diário, para que o gestor possa, a cada dia, conciliar o movimento de vendas a prazo, venda a vista, entrada de caixa e saída de estoque, tendo condições assim, de, no mesmo dia,identificar a origem de eventuais divergências e regularizá-las em tempo hábil. O acompanhamento das vendas, seja diário, semanal, mensal,etc., permite oa gestor verificar as oscilações no faturamento e diagnósticar com mais rapidez as suas causas, por exemplo: queda nas vendas (causas prováveis: oferta de produtos ou servi;cos de melhor qualidade pelos concorrentes; mau atendimento; preço elevado,...
tracking img