gerenciamento de recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ISEPE Guaratuba - Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão.
















Engenharia de Produção
Gerenciamento de Projetos















Guaratuba/PR
2014






Cristiane das N. Aguiar
Edilson Izidoro dos Santos
Mayla Karyne Carneiro
Laercio Júnior
William oliveira
















Trabalho sobre Gerenciamento de RecursosHumanos do Projeto













Trabalho sobre Gerenciamento de Recursos Humanos do Projeto. Curso de Engenharia de produção, 1º período do 1º semestre do ano de 2014. Orientador Professor Fábio Antonio Rossi.




Guaratuba/PR
2014

SUMÁRIO

1 Gerenciamento de recursos humanos no projeto 04
2 Processos degerenciamento de RH no projeto 04
3 Organograma 05
4 Matriz de responsabilidades 06
5 Descrição das funções do envolvidos no projeto 07
6 Contratar oumobilizar a equipe do projeto 09
7 Gerenciamento da equipe do projeto 10
8 Avaliação de desempenho 10
9 Exemplos práticos 11
10Referências 13

1 Gerenciamento de recursos humanos no projeto
Segundo o Guia PMBOK®, o gerenciamento dos recursos humanos do projeto inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto.
Atualmente, com a rapidez que as mudanças acontecem no ambiente empresarial, tem levado cada vezmais as empresas a executarem projetos no seu dia- a- dia.

2 Processos de gerenciamento de RH no projeto

Planejamento de recursos humanos: Identificação e documentação de funções , responsabilidades e relações hierárquicas , além da criação do plano de gerenciamento pessoal.
Contratar ou mobilizar a equipe do projeto: obtenção dos recursos humanos necessários para o projeto.
Desenvolver asequipes do projeto: Melhoria de competências e interação de membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto.
Gerenciar a equipe do projeto: Acompanhamento do desempenho de membros da equipe, fornecimento de feedbeeck, resolução de problemas e coordenação de mudanças, com objetivo de melhorar o desempenho do projeto.











3 Organograma
Organograma é a representaçãohierárquica dos diferentes níveis do projeto. Normalmente apresenta em sua parte superior, o nome do gerente do projeto, revelando as relações de comando do projeto.




4 Matriz de Responsabilidades
Para iniciar o gerenciamento de equipes de projetos o gerente deve identificar as funções e trabalhos a serem executados durante a realização do projeto. Para isso faz-se necessário aestruturação das equipes de projetos segundo a definição de papéis e suas respectivas responsabilidades. Durante a elaboração da EAP (estrutura analítica do projeto), é possível identificar os pacotes de trabalho e seus responsáveis. Com essa informação o gerente de projetos deverá iniciar um trabalho de identificação das competências necessárias a serem disponibilizadas no projeto.
O processo que visaidentificar, documentar e atribuir as funções e responsabilidades dos envolvidos, é apoiada pela ferramenta chamada matriz de responsabilidades , que relaciona as pessoas com o trabalho.
A capacidade da matriz comunicar claramente é determinante para a sua eficácia. Ela deve refletir quais são as expetativas e responsabilidades dos indivíduos, organizações ou entidades envolvidas no projeto, e...
tracking img