Gerenciamento de custos: estudo realizado em uma rede de hotéis do alto-oeste potiguar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PROFESSOR: AURIS MARTINS

GERENCIAMENTO DE CUSTOS: ESTUDO REALIZADO EM UMA REDE DE HOTÉIS DO ALTO-OESTE POTIGUAR

Raniela Ricarte Freitas
Kalina Maria de Araújo L. Lopes

MOSSORÓ
2012
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo identificar se os gestores das redes hoteleiras do alto-oeste potiguar estão utilizandoa Gestão de Custos para tomada de decisão, auxiliando no processo decisório. A metodologia utilizada para realização do trabalho foi o método da técnica de pesquisa direta, realizada com os gestores das redes de hotéis dessa região. Segundo análise da observou-se que os gestores das empresas entrevistadas utilizam-se da ferramenta Gestão de Custos como apoio a Tomada de Decisões. De acordo com oexposto conclui-se que noventa por cento (90%) dos entrevistados responderam que os gestores do hotel utilizam a Gestão de Custos como ferramenta para apoio a Tomada de decisões, seja a ferramenta de gestão informatizada ou não. Este artigo tem como fundamento a visão da complexidade da contabilidade hoteleira em uma visão de um sistema de custos.

Palavras-chave: Contabilidade de custos.Gerenciamento. Hotelaria.

INTRODUÇÃO

Nesse contexto, a contabilidade de custos é um sistema de informações dentro do sistema contábil que guarda em si a base fundamental para o desempenho administrativo e operacional, por estar diretamente relacionada com as funções de planejamento, orçamento e controle, tem como finalidade encontrar meios economicamente viáveis para reduzir os gastos,controlar as despesas e contribuir para tomada de decisão, criando, portanto, a necessidade de possuir uma abordagem sistemática para solucionar os problemas ligados à decisão. O sucesso da competitividade de um hotel ou de qualquer outra empresa depende fundamentalmente da gestão estratégica a qual inclui a contabilidade de custos, afastando a empresa do risco de falência. Franco e Noriega (2000, p.18)consideram algumas razões predominantes, dentre as quais pode-se destacar: falta de capital de giro, inexperiência dos gerentes, inabilidade para controlar procedimentos operacionais, competição, locações erradas, conceitos errados, controle inadequado de inventário, atitudes erradas, expectativas irreais, falta de planejamento.

1.1 Definição do Problema

Diante da hipótese de nemsempre haver a utilização das informações necessárias ao gerenciamento da empresa, mediante a contabilidade, busca-se responder ao seguinte questionamento: Estão os gestores da região do alto-oeste potiguar utilizando-se da Gestão de Custos para sua tomada de decisão?

1.2 Objetivos
* 1.2.1 Geral
O presente trabalho tem como objetivo geral analisar se os gestores da rede hoteleira doalto-oeste potiguar e se os mesmos estão utilizando a Gestão de Custos para sua tomada de decisão.
* 1.2.2 Específicos
Identificar um referencial teórico acerca de conceitos, comportamento, procedimentos e gestão da contabilidade de custos na tomada de decisão.
• Descrever a importância da contabilidade e gestão de custos como ferramenta de apoio para tomada de decisão na empresa hoteleira.
•Realizar uma pesquisa de campo, através da aplicação de questionário em empresas hoteleiras sobre o uso da ferramenta contabilidade de custos.

1.2 Justificativa

A competitividade entre as empresas aumentou demasiadamente, tornando o mercado cada vez mais exigente, o destaque e espaço só terão acesso às empresas que souberem acompanhar e lidar com essas evoluções e modificações. Asempresas trabalham visando maior lucro e menor custo por isso tornam-se necessário uma adequação e controle sugerindo o departamento de custo o qual se tornou um dos mais importantes dentro do empreendimento.
Esse trabalho justifica-se pela importância da contabilidade de custos na gestão, como auxilio a tomada de decisão. Para que se possa compreender com mais clareza a Contabilidade de Custos,...
tracking img