Gerenciamento da rotina na garantia da qualidade de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GERENCIAMENTO DA ROTINA NA GARANTIA DA QUALIDADE DE PROJETOS

Alexandre Costa Lopes [1]

RESUMO

Este artigo modela uma sugestão de gestão de projetos que visa nortear o gerente de projetos no seu processo de concepção, implantação, monitoramento e conclusão de projetos para o alcance dos objetivos e metas estabelecidas no planejamento estratégico. Apresenta uma analogia entre a metodologiaproposta pelo PMBOK e o método de Gerenciamento da Rotina do Dia-a-dia proposto por Falconi.

PALAVRAS-CHAVE

Qualidade. Gerenciamento da Rotina. Eficiência do projeto. Sustentabilidade. PDCA. Gerenciamento da Qualidade. Planejamento estratégico.

ABSTRACT

This article models a suggestion of project management that aims to guide the project manager in the process of design,implementation, monitoring and completion of projects to achieve the goals and targets set in strategic planning. Presents an analogy between the methodologies proposed by PMBOK and meted the Routine Management of day-to-day proposed by Falconi.

KEYWORDS

Quality. Routine Management. Efficiency of the project. Sustainability. PDCA. Quality Management. Strategy Planning.

INTRODUÇÃO

Hoje em dia,quando se fala em sustentabilidade, se fala em testar as fronteiras do setor de atuação, reinventá-lo e regenerar o planejamento estratégico da empresa. Conforme dito por Hart (2006, pg.172): “A imaginação competitiva exige um pensamento divergente por parte dos gerentes, para identificar as necessidades não atendidas de mercados novos, ainda não explorados”. O crescimento e desenvolvimento de novosnegócios geralmente se dão através da inovação, o que significa novos projetos. Para garantir a sobrevivência da empresa, a garantia da qualidade no gerenciamento dos projetos é essencial junto com a análise, planejamento e execução em todos os seus processos.

Nos dias de hoje temos mudanças na tecnologia, no estilo e vida, no estilo de trabalho, nas regulamentações, na geopolítica global e emoutras áreas. O sucesso no Passado não garante o futuro da corporação.

Para isso as empresas devem estabelecer planos de longo prazo ( 5-10 anos ) para trazer mudanças estruturais no negócio que irão propiciar a competitividade nos próximos anos. As empresas também devem ter planos de 3 anos e planos anuais com metas e orçamentos direcionados pelo plano de longo prazo.

A partirda análise do ambiente, as metas ou projetos são desdobrados da direção para os níveis hierarquicos inferiores e cada um estabelece as suas medidas, que agregadas a um valor e prazo se tornam meta do nível hierarquico inferior, conforme a figura 1.

[pic]

Figura 1 – Desdobramento das Diretrizes. Fonte: Falconi (2004. Pag. 60).

O gerenciamento pela qualidade total consiste em que seuproduto ou serviço satisfaça as necessidades do cliente, ou seja, gere valor agregado. Valor agregado consiste em aumentar o número de características do seu produto ou serviço que são apreciadas pelo cliente. Observa-se a otimização do processo também. Trabalha-se para reduzir custos eliminando atributos não necessários aos clientes (desperdício), combate-se a incorreta alocação de recursos(consistência) e evita-se que faltem recursos para o alcance dos objetivos (suficiência).

A qualidade é garantida para as pessoas (clientes, acionistas, empregados e vizinhos). A garantia da qualidade é exercida por todas as pessoas da empresa, o operador cumprindo o padrão e a supervisão e Gerencia assumindo a responsabilidade pelos seus itens de controle.

O planejamento é essencial paragarantir a melhoria continua. O PDCA e a base da melhoria da qualidade e operacionaliza as diretrizes que garantirão a sobrevivência da companhia.

No estudo de Benchmarking publicado em 2008 pelos Chapters brasileiros do PMI, mostra que menos 30% das empresas pesquisadas usam de fato uma metodologia de Gerenciamento de Projetos e por conseqüência 44% dos projetos tem problemas de qualidade...
tracking img