Gerativismo (adaptado)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerativismo

A teoria da linguagem que foi desenvolvida por Chomsky em 1957, quando lançou seu primeiro livro syntact structures, inovando com uma perspectiva mais naturalista dos estudos sobre alinguagem. A teoria gerativa define seu programa de investigação tentando responder e visar os aspectos dentre os quais:

· Como a grámatica mental de um indivíduo é representada na mente, isto é, oque há na mente de uma falante que lhe premite produzir ou compreender sentenças de sua lingua?
· Como o conhecimento da linguagem e adquirido e quais conhecimentos uma criança tem quando do iníciodo processo de aquisição da linguagem?
· Como um indivíduo põe seu conhecimento linguístico em uso?
· Como é que as propriedades relacionadas á linguagem se realizam nos mecanismos do cérebro?Crucial para o entendimento dos pressupostos nos quais se assenta o gerativismo é ter claro que, para tal teoria, o conhecimento de língua é considerado como internalizado, o qual deve ser diferenciadodo uso efetivo que um indivíduo faz de sua lingua.Nesta perspectiva temos os conceitos: competência, representando um modelo de conhecimento de língua e desempenho, designando o uso concreto que umfalante faz de sua língua.
Chomsky chamou atenção que para este fato que logo no início de sua obra, em sua opinião generalizada de que as crianças aprendem a sua lingua nativa reproduzindo, completaou parcialmente, os enunciados dos falantes adultos.Um dos behavioristas o linguista Leonard Bloomfield, as únicas generalizações úteis sobre a linguagem são as indutivas.
Sendo assim os estudosSaussurianos a língua passou a abordar dois aspectos: indentidade e diferenças ou seja a língua possui sua propria indentidade e suas diferenças. Vale ressaltar que Greimas foi indentificador dosconteúdos de função e relação do estruturalismo como conceito de estrutura elementar da significação semiótica.
No Brasil muitos pesquisadores dedicados a entender como a linguagem está representada na...
tracking img