Gerador de van de graaf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO
DE
FÍSICA EXPERIMENTAL¬¬¬¬¬¬¬ III




Nome: Cláudio Messias da Silva
Matricula: 200518506-8

● TÍTULO

Gerador de Van de Graff
● OBJETIVO

Estudar o funcionamento de um gerador de Van de Graff.
Reconhecer fenômenos eletrostáticos e os processos de eletrização.
● INTRODUÇÃO TEÓRICA

Inúmeras experiências simples demonstram a existência de forças eletrostática. Porexemplo, após passar um pente em seu cabelo, você verificará que o pente atrai pequenos pedaços de papel. A força eletrostática de atração é frequentemente forte o bastante para suspender os pedaços. O mesmo efeito ocorre com outros materiais atritados, tais como o vidro ou a borracha.
Uma outra experiência simples é atritar um balão inflado com lã, ou com seu cabelo. Em um dia seco, o balãoatritado ficará aderido à parede de um cômodo, freqüentemente por horas. Quando os materiais se comportam dessa maneira, diz-se que estão carregados eletricamente. Você pode dar a seu corpo uma carga elétrica andando sobre um tapete de lã ou deslizando em um assento de carro. Você pode então sentir, e remover, a carga em seu corpo tocando levemente uma outra pessoa. Nas condições apropriadas, uma faíscavisível pode ser vista quando você a toca e um pequeno choque é sentido pelas duas pessoas. (Essa experiência funciona melhor em dia seco, porque a umidade excessiva no ar pode fornecer uma via para a carga escapar do corpo carregado.)
Experiências demonstram também que há dois tipos de carga elétrica, chamadas por benjamin Franklin (1706-1790) de positiva e negativa. Com base nas experiênciase conclusões de Franklin, cargas iguais se repelem e cargas diferentes se atraem.
Quando dois corpos inicialmente neutros são carregados ao se esfregar entre si, não é criada carga no processo. Os corpos tornam-se carregados porque elétrons são transferidos de um corpo para o outro. Um corpo ganha uma quantidade de carga negativa dos elétrons transferidos para ele enquanto o outro perde umaquantidade igual de carga negativa e, consequentemente, fica com uma carga positiva.
Condutores São materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira relativamente livre e os isolantes são materiais nos quais as cargas elétricas não se deslocam livremente.
Quando materiais isolantes são carregados por atrito, apenas a área friccionada torna-se carregada, e a carga não tende adeslocar-se para outra região do material. Ao contrário, materiais condutores quando carregados em alguma região pequena, a carga distribui-se prontamente sobre toda a superfície do material.
Alguns materiais quando atritados aos pares (um contra o outro) ,geram mais cargas elétricas livres do que outros pares.Uma vez que a eletrização de um corpo nada mais é do que a quantidade de partículascarregadas em excesso na superfície do material desse corpo,oriundas do processo de atrito é de se entender que existem certos materiais que tem maior tendência de fornecer elétrons (e assim tornarem-se positivamente eletrizados) ou de receber elétrons (e assim tornam-se negativamente eletrizados) do que outros.
A série triboelétrica é nada mais que uma lista de materiais, que mostra quais sãoaqueles que têm uma maior tendência de se tornarem positivamente eletrizados (+) e quais os que apresentam maior tendência de se tornarem negativamente eletrizados (-). Essa lista torna-se, assim, uma ferramenta indispensável para se determinar que combinação de materiais (que pares de substâncias devem ser atritadas) que podemos usar para um eficiente processo de eletrização por atrito.Abaixo estão listados alguns materiais bem comuns que ficam eletrizados positivamente quando atritados com outros materiais. Tais materiais tendem a fornecer elétrons com maior (parte superior da lista) ou menor (parte inferior da lista) facilidade.
Positivos
Materiais Comentários
Pele humana seca Grande tendência em doar elétrons e ficar altamente positiva (+).
Couro
Pele de coelho É o mais...
tracking img