Gerador de van de graaf

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (317 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerador de Van de Graaf


O fato de a carga elétrica se transferir integralmente de um corpo para outro quando há contato interno, constitui o princípio básico do gerador de Van der Graff,onde no equilíbrio de um pequeno condutor com carga positiva o campo elétrico é nulo. Um pequeno condutor com uma carga que se localiza no interior da cavidade de um condutor de maiores dimensões. Àmedida que o potencial do condutor aumenta, a força de repulsão exercida sobre cada carga sucessiva trazida a sua proximidade também aumenta. A carga é transportada continuamente por meio de umacorrente transportadora , tentaremos verificar esse fato atravès da experiência abaixo.



Objetivo
-Mostrar a descarga elétrica e a formação das linhas de campo.


Materialutilizado
-Gerador de Van de Graaf
-Talco
-Óleo e fubá.
-Compartimento para armazenamento do óleo
-Dois fios com conectores adequado para interligação dos polos negativo e positivo ao compartimentocom óleo.

Procedimento Experimental

-Montar o gerador conforme figura abaixo.
-Passar talco na correia do gerador.
-Ligar o gerador.
-Verificar se estamos tendo eletrização podemos aproximar obraço para sentir.
-Aguardar 05 minutos.



-Após aguardar podemos verificar a descarga aproximando o braço ou algum material condutor próximo da esfera podemos verificar que se tematração/campo elétrico.

-No segundo passo pegamos um recipiente e colocamos óleo com fubá dentro , então ligamos 02 fios um na extremidade positiva e outra na negativa do gerador e ligamos em duas pequenasunidades metálicas cada uma e mergulhamos a mesma dentro do recipiente.
-Dessa maneira poderemos observar com o gerador colocado em funcionamento as sementes do fubá foram se orientando ao longo daslinhas de força, mostrando a configuração do campo elétrico existente entre as pontas dos fios.



Conclusão

Os resultados foram os esperados , conseguimos compreender o...
tracking img