Geoturismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2526 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – ICHS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATRIMÔNIO, TURISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL



Disciplina: Paleontologia, Espeleologia e Turismo
Professora: Suzana Hirooka

Alessandra Galina de Souza
José Maria de Andrade
Marcos Amaral Mendes
Paula Mazini

Cuiabá / MT
Maio 2008

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Este trabalho pretendesimular uma situação que envolve paleontologia, espeleologia e a prática do turismo no estado de Mato Grosso. A situação é fictícia e para montar esta apresentação foram retiradas de lugares reais as fotos e textos utilizados, formando um verdadeiro mosaico de informações que poderiam tranquilamente ser reais devido à grande área territorial (mais de 900.000 Km²) que o estado possui e ainda estargeograficamente no centro da América do Sul tendo a oeste a Cordilheira dos Andes. Soma-se a tudo isso os poucos recursos dedicados a pesquisa e o crescimento acelerado do turismo e temos uma situação de risco que nos aponta uma possibilidade real de destruição de verdadeiros sítios ainda não devidamente estudados. Achamos prudente trabalhar alguns conceitos para prosseguirmos.

GEOTURISMO

Operfil do turismo como setor econômico apresentou mudanças fundamentais em termos de estrutura e planejamento nos últimos anos. Até a década de 80 o turismo clássico era de visitas a destinos, com o planejamento todo voltado para hotelaria e pacotes para o lazer litorâneo. O turismo moderno não é mais somente o turismo de destino, mas também o turismo de experiência ou experimentação. Novasvariantes como o turismo gastronômico, turismo de aventura ou turismo cultural vêm ao encontro do novo turista, mais exigente e mais informado, que procura, acima de tudo, informação com lazer e consciência. O geoturismo e o turismo mineral já existem há vários anos em países da Europa e Estados Unidos, definindo um produto turístico de grande valor e sem limitação de durabilidade como os produtosartificiais. Geoturismo então é a oferta de informações sobre os processos de formação e ambientes passados em pontos de visitação paisagística. No Brasil é uma faceta, digamos assim, do ecoturismo.

CAVERNAS E GRUTAS

Caverna (do latim cavus, buraco), gruna ou gruta (do latim vulgar grupta, corruptela de crypta) é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam acesso a seres humanos.Podem ter desenvolvimento horizontal ou vertical em forma de galerias e salões. Ocorrem com maior freqüência em terrenos formados por rochas sedimentares também em rochas ígneas e metamórficas, além de geleiras e recifes de coral. São originárias de uma série de processos geológicos que podem envolver uma combinação de transformações químicas, tectônicas, biológicas e atmosféricas. Devido àscondições ambientais exclusivas das cavernas, esse ecossistema apresenta uma fauna especializada para viver em ambientes escuros e sem vegetação nativa. Outros animais, como os morcegos, podem transitar entre seu interior e exterior. As cavernas também foram utilizadas, em idades remotas, como ambiente seguro e moradia para o homem primitivo, fato comprovado pela imensa variedade de evidênciasarqueológicas e pela arte rupestre. Em alguns casos essas cavidades também podem ser chamadas de tocas, lapas ou abismos. Os termos relativos a caverna geralmente utilizam a raiz espeleo-, derivada do latim spelaeum, do gregp σπήλαιον, "caverna", da mesma raiz da palavra "espelunca". As cavernas são estudadas pela espeleologia, uma ciência multidisciplinar que envolve diversos ramos do conhecimento, como ageologia, hidrologia,biologia, paleontologia e arqueologia. Além da importância científica, a exploração de cavernas representa um grande papel no turismo de aventura (ou ecoturismo), sendo uma parte importante da economia das regiões em que ocorrem.
A SITUAÇÃO

Estaremos a partir de agora apresentando um sítio paleontológico e espeleológico fictício, existente no estado de Mato Grosso e para...
tracking img