Georeferenciamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
CET203 Geoprocessamento e Georeferenciamento
Engenharia Florestal

Relatório Aula Prática:
Passo a Passo do Spring 5.2 – Geração de Isolinhas, Declividade Altimetria do Mapa da Cidade de Cruz das Almas-Ba



Cruz das Almas
Novembro de 2012
Passos iniciais noSpring 5.2.1

Após ligar o computador, Abrir o programa Spring 5.2.1, após isso, aparecerá uma janela a qual deve ser fechada, em seguida irá aparecer uma outra janela para criação do Banco de Dados.


Crianção do Banco de Dados

No menu Arquivo, clique na opção Banco de Dados, na janela Banco de Dados, clique no botão diretório, Selecione a pasta de arquivos. Na caixa de entradaNome, digite o nome que desejar, exemplo Geoprocessamento. Clique no botão Criar e depois no Ativar.

Criando o Projeto

No menu Arquivo aponte para opção projeto e novamente clique em Projeto, abrirá uma janela de entrada Nome digite o nome que desejar, exemplo Geoprocessamento, clique em Projeções, na caixa de diálogos Projeções, em Sistemas clique em UTM na mesma janela selecione o modelosde terra selecione Datum SIRGAS2000, no espaço de entrada Zona, digite 24, clique em Executar.
Na janela projetos, selecione a opção GD, nas caixas de entrada long1 digite -41, long2 digite -36, lat1 digite -16, lat2 digite -11, Clique no botão Ativar e Criar por fim fechar.

Importando Imagens

No menu Arquivo, aponte para opção Importar e clique Importar dados Vetoriais e Matriciais, najanela importação, clique no botão Arquivo, em seguida abra a pasta geoprocessamento, na opção arquivos do tipo, selecione TIFF/GEOTIFF, selecione a imagem e clique no botão Abrir. Na janela de Importação, em entidade selecione Grade, na mesma janela de Importação, vá em Saída, na caixa de entrada categoria selecione CAT_MNT, na caixa de entrada PI, digite MNT e clique no botão Executar. Na páginaprincipal do Spring 5.2.1 Selecione Grade e Imagem. Clique no botão Zoom PI


Gerando Isolinhas

Na barra de ferramentas MNT, selecione geração de Isolinhas, na janela de Geração de Isolinhas na opção Gerar selecione Arquivo, na janela na opção entrada selecione Grade, na mesma janela na opção Passo selecione a opção Fixo, na deixa de entrada passo digite 50m. Clique no botão executar.Geração de Grade Retangular

Na Barra de Ferramentas clique em MNT, selecione Geração de Grade Retangular, na janela Grade Retangular em Dados de Entrada selecione a opção Grade, em Dados de Entrada em interpolador selecione a opção Bicúbica, no PI de saída digite MNT30, na mesma janela, no Tamanho do pixel digite em x: 30.00000000 e y: 30.00000000. Clique no botão Executar.
Na página Auxiliardo Spring 5.2.1 selecione em PI’s selecionados a opção Im MNT30/CAT_MNT, com a opção Imagem selecionada.

Contraste da Imagem

Na barra de ferramentas na opção MNT, selecione a opção contraste, na janela que se abrirá selecione Operação. Em Operação selecione Fatiamento em seguida a opção Arco-íris. Clicar na opção aplicar.

Gerando Mata de Declividade

No menu Arquivo clique na opçãoModelo de Dados, na janela Modelo de dados selecione a opção CAT Temático, na mesma caixa Selecione a opção Temático, na janela clique em Classes temáticas, clique na caixa de entrada e digite 0-3; 3-8; 8-12; 12-25; 25 -50 e aperte a opção criar depois de cada número. Clica em executar e fecha.
Na Barra de Ferramentas Clica em MNT, seleciona a opção Fatiamento MNT, na janela Fatiamento MNT cliqueem Categoria de Saída, selecione Declividade , em PI de saída digite mapa de declividade sem espaço, clique em Definição de Fatias, selecione a opção Variável, na caixa de entrada na opção inicial digite 0 e na opção final digite 3, clique em inserir. Faça isso continuamente: inicial 3, final 8 insere; Inicial 8, final 12 insere; inicial 12, final 25 insere e por fim inicial 25, final 50 e...
tracking img