geopolitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

I PERFIL DA ORGANIZAÇÃO 05
II INTRODUÇÃO 06
III O ESTADO 07
A) Os Elementos do Estado 07
B) Visão Clássica 09
C) Visão Contemporânea 10
IV AS EXPRESSÕES DE PODER NAS EMPRESAS 11
V CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
BIBLIOGRAFIA 16





























O Estado é uma instituição organizada politicamente, socialmente e juridicamente,dominando um território definido através do governo.
É responsável pela organização, pelo controle social, destinado a manter a existência pacifica dos indivíduos a ordem social de forma que os seres humanos possam crescer e se desenvolver. É designada pelo Estado, cada uma das divisões politico-geográficas de uma república federativa, as divisões são autônomas e possuem um governo próprio regidopor uma estrutura administrativa local.
E através de planejamentos feitos pelos órgãos governamentais que buscam o aproveitamento econômico do território por meio de investimentos em setores industriais e recursos naturais que resulta no crescimento do Estado refletindo na economia do país.

A) Os 04 Elementos do Estado

Povo

O povo é caracterizado pelo conjunto de pessoas que possuemdiferentes nacionalidades, origens, culturas e etnias unidas com o intuito organizacional e fiscalizador submetendo-se ao poder de um Estado.
A população pode ser classificada também como nação, quando os indivíduos que habitam o mesmo território possuem como elementos comuns a cultura, língua, a religião sentindo-se que há uma identidade entre eles.

“ Um segundo “elemento” do Estado, segundo ateoria tradicional é o povo, isto é, os seres humanos que residem dentro do território do Estado. Eles são considerados uma unidade. Assim como o Estado tem apenas um território, ele tem apenas um povo, e, como a unidade do território é jurídica e não natural, assim o é a unidade do povo. Ele é constituído pela unidade da ordem jurídica válida para os indivíduos cuja conduta é regulamentada pelaordem jurídica nacional, ou seja, é a esfera pessoal de validade dessa ordem. Exatamente como a esfera territorial de validade da ordem jurídica nacional é limitada, assim também o é a esfera pessoal. Um indivíduo pertence ao povo de um dado Estado se estiver incluído na esfera pessoal de validade de sua ordem jurídica. Assim como todo Estado contemporâneo abrange apenas uma parte do espaço, eletambém compreende apenas uma parte da humanidade”
KELSEN, Hans. Teoria geral do direito e do estado. Tradução: Luis Carlos Borges. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000, p. 334.

Território

O território é o espaço geográfico que pode ser definido como real ou terrestre que é ocupada pela nação por suas fronteiras, a concepção mais comum de território na ciência geográfica é a de uma divisãoadministrativa através de uma relação de poder, são criadas fronteiras entre País, Regiões, Estado, Municípios, Bairros, e até mesmo de áreas de influencia de um determinado grupo.
Também há o território flutuante que é a extensão do mar sob a jurisdição do Estado, ou território marítimo que são navios de guerra, quando têm arvorada a bandeira nacional.
O território volante é o representado pelaaviação militar, considerada, ficticiamente, parte do território nacional, quando em país estrangeiro ou em viagem pelo espaço aéreo livre.

“A base física, a porção do globo por ele ocupada, que serve de limite à sua jurisdição e lhe fornece recursos materiais. O território é o propriamente dito, e, portanto país não se confunde com povo ou nação, e não é sinônimo de Estado, do qual constitui apenasum elemento”.
AZAMBUJA, Darcy. Teoria geral do estado. 36 ed. São Paulo: Globo, 1997, p. 36. Grifo do original.

Governo

Governo é a organização necessária ao exercício do poder político, é um conjunto de poderes e órgãos constitucionais e é complexo de funções estatais básicas, é a condução política dos negócios publico. O governo, ora se identifica com os poderes e órgãos supremo do...
tracking img