Geopolitica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Geopolítica como uma Ciência

Débora de Andrade Silva RA: B15337-7
Heloísa Pereira Lima do Santo RA: B009ID-8
Kelly Santana de Macedo RA: A93GAG-6
Sílvia Helena Nogueira RA: B02DGF-0

RESUMO:
Geopolítica trata da prática do poderpolitico em um território e estuda a geografia, história e ciências sociais para fundamentar seus conceitos, sendo que os Estados usam dela para ampliar seus poderes econômicos e até muitas vezes políticos, como forma de se valorizarem como potência.

PALAVRAS-CHAVE: Geopolítica, Globalização e Poder.

Introdução

Este artigo tem como objetivo passar o conhecimento teórico sobre aGeopolítica conforme conceitos vistos em aula. Analisando a influência do espaço geográfico na política dos governantes e a aplicação do poder do Estado, com o intuito de alcançar e manter os objetivos previstos. Estarão sendo apresentadas também as considerações sobre poder do Estado, seguidas do estudo de suas origens e fundamentos.
Em sequência, serão abordadas as escolas de pensamentogeopolítico e suas teorias, clássicas e contemporâneas, seguidas por breve apresentação da evolução acompanhando a mudança das ações políticas dos Estados no poder, (mega blocos e sistema mundo) e também o Naisbitt, Polaridade Norte e Sul e Kennedy.

Geopolítica, Regionalização e Integração.


No primeiro contato com a geopolítica, sem ter o menor conhecimento sobre a mesma o nosso grupo em questãoacreditava que seria políticas, leis e regras de uma determinada região ou grupo. Regionalização sendo, um grupo que passa a fazer parte de uma determinada região com seus costumes e culturas. E integração seria a adaptação dos seres humanos a este grupo.
No segundo momento, tendo como base o plano de ensino da disciplina de Geopolítica, Regionalização e Integração, disponibilizado pelainstituição de ensino Universidade Paulista, definimos a geopolítica como o estudo das políticas econômicas de mercado sobre o comércio internacional, que se interligam um com o outro, no qual o principal enfoque é o poder econômico. Ela possui várias entidades supranacionais, nas quais tem o poder para modificar os fatores primordiais de um país. Regionalização é a divisão de um grande espaço, comcritérios previamente estabelecidos pelo Estado, em áreas menores que passam a ser chamadas de regiões. Cada região se diferencia uma das outras por apresentar particularidades próprias. Integração é fazer parte de um povo, aonde possui normas comuns de vida, aprendizagem e trabalho.
No terceiro momento, tivemos como base o texto de Emerson Santiago sobre a geopolítica, aonde podemos concluirque ela é a pratica do poder político em um território e estuda geografia, história e ciências sociais mescladas com as teorias políticas em vários níveis. A geopolítica surgiu no século XX, onde a geografia e a política foram utilizadas para fazer uma análise do comportamento dos povos que habitam o mundo. A geopolítica era compreendida como quem teria mais poder político no território, masatualmente é quem possui maior poder político-econômico.

As relações entre Sociedade, Espaço, Poder, Território e Estado.


Conforme os conceitos vistos em geopolítica, podemos perceber que a sociedade, espaço, poder, território e Estado estão diretamente inseridos neste contexto, compreendendo que sociedade é um grupo de pessoas que se relacionam em um determinado espaço no qual produzem bense serviços para seu próprio sustento e se reproduzem para a continuidade de sua existência, obedecendo a normas e regras de uma cultura, assim diferenciamos uma sociedade de outra conforme sua estrutura (instituição).
Certamente, a sociedade está incluída em um espaço aonde se descreve como a ocupação de objetos e/ou pessoas no qual se diferencia território sendo a extensão e intensidade...
tracking img