Geomorfologia para leigos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
Geomorfologia


1) Geomorfologia estrutural:
Estuda-se o relevo em si, caracterizando-o em arranjos regionais, considerando-se a multiplicidade dos tipos de feições locais. Os tipos básicos de relevo são as montanhas, que podem ser de modesta altitude e isoladas, quando recebem o nome de colina, morros, ou agrupadas e em maior altitude, constituindo as serras, cordilheiras,maciços, ou chapadas, os planaltos, as planícies. Ocorre a observação da natureza da rocha e o que a constitui.
Geomorfologia climática:
Trata-se das influências exercidas pelos fatores climáticos sobre o relevo examinando-se o processo de formação dos tipos de relevo, dentro dos sistemas morfogenéticos de relevo, que exercem na sua ação modificadora sobre a paisagem originando os relevos glaciais,os relevos áridos (conseqüentes da falta de chuva, onde com freqüência o vento tem papel ativo no trabalho de erosão), relevos temperados, relevos tropicais, etc.
Geomorfologia costeira:
Estuda a zona de contato entre o continente e o oceano, que é o litoral, onde também se observa a ação dos agentes climáticos. Estuda a ação erosiva do mar (abrasão), formando diversos tipos de costas, como as deacumulação, ou praias, as fissuras causadas nas falésias, ou costas altas, plataformas de desmoronamentos; perfil das costas, suas medidas de profundidade, a estrutura regional do relevo o tectonismo, as zonas litorâneas e a ação humana.

Geomorfologia Continental:
Estuda o relevo e a erosão que age nos continentes e os aspectos morfológicos que são devidos aos movimentos tectônicos.Geomorfologia antrópica:
Estuda as alterações geradas pelas atividades humanas.
Geomorfologia urbana:
É uma vertente analítica da Geomorfologia, que estuda e analisa como o homem, impregnado dos valores e recursos tecnológicos que a sociedade em que está inserido lhe proporciona, pode ser um agente modelador do relevo e, portanto, de transformação de paisagens, com a finalidade de se construir (oureproduzir) espaços pelo seu trabalho, alterando dinâmicas naturais do modelado das formas, materiais e processos do estrato ambiental, “desviando”, ou melhor, desvirtuando, os sistemas naturais em função de suas necessidades.
Geomorfologia submarina:
É o estudo das formas de relevo sob as águas oceânicas; é um estudo complexo, feito de modo indireto através da leitura de cartas batimétricas. Esseestudo se atém à plataforma continental e insular, ao talude ou declive continental; o relevo submarino ainda apresenta bacias, fossas submarinas, dorsais, planaltos, planícies abissais, vulcanismo, etc.
Geomorfologia ecológica:
É o estudo sobe como as formas de relevo são afetadas pela presença e tipo de vegetação.
Geomorfologia planetária:
É o estudo sobre o relevo em escala planetária e alongo prazo sobre os fatores formadores de relevo como placas tectônicas.
2) Para se realizar a analise ambiental e preciso entender que nada na natureza encontra-se isolado, para que se possa realizar uma análise correta é necessário entender os fatores geomorfológicos, que possuem forte influencia sobe o ambiente, seu desenvolvimento e estabilidade.
3) São denominado processos endogenéticos ougeodinâmicos internos os processos geológicos que agem no interior da Terra, e, portanto, dependem da energia do seu interior para o desenvolvimento. A movimentação da matéria do interior para o exterior do planeta e vice versa é contínua e constitui o ciclo das rochas, onde massas rochosas impulsionados para a superfície acentuam o releve e impedem o aplainamento generalizado produzido pelasforças exógenas. Os processos geodinâmicos internos envolvem movimentos e transformações químicas e físicas da matéria existente dentro do planeta. Relacionam-se então à geodinâmica interna, os fenômenos magmáticos vulcânicos e plutônicos, os terremotos, os dobramentos, os falhamentos, a orogênese e a epirogênese, a deriva continental e a tectônica de placas. Porém, todo esse processo origina-se de...
tracking img