Curso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: Klayston Lima e Giovani Moreira
Tema: A Evolução da Comunicação entre o Homem e a Maquina

O homem começou a sentir a necessidade de comunicar-se desde que começou a viver em sociedade, fosse para alertar sobre alguma coisa ou expressar sua cultura ou sentimento. Os avanços da tecnologia mudaram profundamente os hábitos da sociedade e as relações de trabalho. Os trabalhadores, quandonão excluídos desse processo, precisam estar sempre se reciclando para conseguir acompanhar o ritmo do mercado que, cada vez mais, aumenta sua exigência.
Desde então o homem não teve limites para sua evolução, saindo dos computadores gigantescos chegando aos computadores portáteis e ate os de mão, que não são somente maquinas de calculo e sim abrangendo as mais variadas funções. As presenças docomputador, da internet, de maquinas no ambiente de trabalho exigem que o trabalhador esteja em sintonia com as novas tecnologias.
Nesse processo de mudança, as grandes revoluções sempre estiveram presentes. As transformações começaram com a Primeira Revolução Industrial (séc. XVIII), em que a introdução do vapor, usado como fonte de energia, deu início à modernização da produção e dodesenvolvimento do sistema de transportes. A Segunda Revolução Industrial (a partir de 1860 até o início da Primeira Guerra Mundial) trouxe mudanças no processo da industrialização, já que a eletricidade permitiu o desenvolvimento de produções em série. Alguns estudiosos afirmam que estamos vivendo uma Terceira Revolução Industrial, devido ao surgimento das tecnologias de informação e a substituição daeletromecânica pela eletrônica.
Há muitos, muitos anos, os homens comunicavam através de gestos e gritos. Contavam as suas histórias fazendo desenhos nas paredes das cavernas (pinturas rupestres). Mais tarde, o Homem inventou a escrita. Começou a usar o papiro, a pedra e as placas de argila para gravar as suas mensagens.
As primeiras mensagens eram transmitidas por estafetas, que percorriam muitosquilómetros para levarem a informação ao seu destino.
Depois, o Homem passou a utilizar telégrafos de tochas, telégrafos de tambor, telégrafos por sinais de fumo.
Em 1794, os irmãos Chappe, que eram franceses, inventaram um telégrafo que era feito com uma espécie de braços articulados.
Em 1840, um senhor chamado Morse criou um telégrafo já mais moderno e um código chamado Código Morse. Essecódigo é uma espécie de alfabeto que usa pontos e traços. Por exemplo, a letra A é . _ , a letra B é _ . . . , etc.
Em 1850, estabeleceu-se uma ligação entre a Inglaterra e o resto da Europa através de cabos marítimos que utilizavam o Código Morse.
Hoje em dia, ainda se utiliza o Código Morse na comunicação entre navios de guerra e nas actividades dos escuteiros.
O Telefone
Desde que o telefonefoi inventado, ele evoluiu primeiro, apareceu o telefone do senhor Meucci, que se chamava “Telégrafo Falante”.
Depois, em 1877, apareceu o Telefone de Caixa do senhor Bell (Fig. 1).
Em 1894, foi fabricado o telefone da Columbia Telefone Manufacturing (Fig. 2).
Em 1895, o Telefone de Escrivaninha foi produzido pelo Western Electric para a Companhia do Telefone de Bell (Fig. 3).
A certa altura,apareceu o telefone com marcador de disco , que foi evoluindo para os telefones que hoje conhecemos: o telefone fixo, com marcador de teclas , e o tele móvel. Hoje em dia, até é possível enviar e receber mensagens escritas pelo tele móvel e telefone fixo. Também se pode falar através da Internet.
As vantagens de utilizar o telefone são:

Poder falar com outras pessoas (no próprio momento), atéde outros países, por mais longe que eles sejam mandar mensagens urgentes, Ligar para o 112, quando há urgências, Mandar mensagens por fax, Marcar coisas importantes e especiais, como festas, reuniões ou almoços;, Encomendar pizzas e outras coisas, Fazer reservas (hotéis, bilhetes, restaurantes, etc.)
Avisar que não se pode ir à escola.
O 'Telégrafo Falante' de Meucci

Antônio Meucci...
tracking img