gEOMETRIA

Páginas: 25 (6150 palavras) Publicado: 1 de março de 2014
O ensino de Geometria nas séries iniciais

adair Mendes Nacarato – USF
adamn@terra.com.br

Introdução

Minha experiência como formadora e como docente nos cursos de Pedagogia tem revelado que o ensino de Geometria nas séries iniciais ainda merece uma atenção maior. Apesar de todo o movimento de reforma curricular da década de 1980 apontar para a necessidade da inserção da geometria nasala de aula das séries iniciais, constata-se que, na prática, esse movimento tem sido bastante incipiente.
Quais as causas que têm provocado essa ausência da geometria? Por que os professores não inserem a geometria no currículo mesmo esta se fazendo presente nos livros didáticos? Discutir essas questões requer pensar no próprio movimento ocorrido com esse ensino na segunda metade do século XX ena formação do professor que atua nesse nível de ensino.
Assim, a presente palestra está organizada em três momentos: 1) inicialmente traçarei um breve panorama histórico desse movimento, destacando a produção brasileira nas últimas duas décadas; 2) em seguida, discutirei a ausência de uma formação docente específica em Geometria, bem como apontarei algumas experiências com professoras queatuam nessas séries; e 3) finalmente, trarei alguns contextos de sala de aula que possam evidenciar algumas alternativas metodológicas para o professor que ensina Matemática.

O ensino de geometria no Brasil nas últimas duas décadas
Não é o objetivo desta palestra retomar todo o movimento que existiu antes e após o Movimento da Matemática Moderna (MMM) no que diz respeito ao papel que a geometriaocupou nesses distintos momentos. Sem dúvida, esse movimento renovador foi um marco no ensino da geometria no Brasil.
Umas das autoras brasileiras que analisam esse movimento com bastante profundidade é Pavanello (1993). Segundo ela, o MMM na década de 1960 agravou um quadro que já vinha se delineando: as dificuldades do professor em trabalhar geometria, a abordagem teórica e axiomática damesma não possibilitava relações com questões de ordem mais prática e a própria dicotomia existente na educação brasileira: a educação para elite, com a presença da geometria, pois esta contribuiria para o desenvolvimento do espírito e a educação para o povo, com base nos rudimentos de leitura, escrita e cálculo. Pode-se dizer que a Geometria raramente era ensinada nas séries iniciais (antigo cursoprimário) e, quando ensinada, limitava-se ao reconhecimento de figuras e cálculo de áreas e perímetros.
Os efeitos nocivos dessa abordagem para o ensino de geometria são destacados por Castelnuovo (1989), pesquisadora italiana, a qual ressalta que:

as transformações pelas quais passou a humanidade com a evolução das sociedades, trazendo o surgimento e a organização de escolas públicas emdiversos países no final do século XIX, não alteraram a forma pela qual a goemetria vinha sendo ensinada. Os Elementos de Euclides continuaram sendo o único referencial para todos os países. (apud NACARATO; PASSOS, 2003, p. 25)

O MMM acentua mais a problemática, visto que geometria passou a ser tratada metodologicamente de forma abstrata e simbólica, apoiada na linguagem da teoria de conjuntos. Osmaiores difusores dessa nova abordagem são os livros didáticos que, a essa época, começam a ter maior penetração na educação brasileira. A ênfase passa a ser posta na geometria das transformações. Os fundamentos matemáticos apóiam-se na teoria de conjuntos como elemento unificador da matemática, nas estruturas algébricas e nas relações. A geometria euclidiana deixa de ter vez e passa-se a pensarem geometrias mais modernas, com ênfase na Geometria das Transformações de Felix Klein.
Alguns autores de livros didáticos da época incorporaram a perspectiva modernista; no entanto, o que se viu foi a introdução de conjuntos na geometria, alguns conceitos topológicos elementares e alguns tópicos de geometria das transformações, dando a esse ensino uma abordagem eclética (MIGUEL, FIORENTINI,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Geometria
  • geometria
  • geometria
  • geometria
  • Geometria
  • Geometria
  • geometria
  • geometria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!