Geometria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O ENSINO DA GEOMETRIA POR MEIO DA METODOLOGIA VAN HIELE: UMA EXPERIÊNCIA

ADRIANA CLARA HAMAZAKI
adrianahamazaki@ig.com.br
Orientadora: Profª Mestre Dumara Coutinho Tokunaga Sameshima
UNIVERSIDADE GUARULHOS
GRUMAM – Grupo de Pesquisa em Educação Matemática

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem o ensino da geometria, mas este objetivo não vem sendo alcançado.Proponho uma alternativa para o ensino da Geometria baseado no Método van Hiele, cujo modelo consiste na valorização da aprendizagem como um processo gradual, global e construtivo. Gradual, porque considera que a intuição, o raciocínio e a linguagem geométrica são obtidos gradualmente. Global, porque figuras e propriedades não são abstrações isoladas, inter-relacionam-se pressupõem diversosníveis que levam a outros significados. Construtivo, porque pressupõem que não existe transmissão de conhecimentos, mas que o aluno deverá construir ele próprio os seus conceitos (Serrazina, 1996).
No Brasil o trabalho dos van Hiele não recebeu o devido reconhecimento. Motivada pela curiosidade de conhecer suas aplicações é que dedico esta pesquisa à aplicação do Método dos van Hiele em turmasingressantes no curso de Licenciatura em Matemática como tentativa para suprir o necessário conhecimento da Geometria.
O ensino de Geometria no Brasil permanece no nível inicial, onde os alunos julgam que o quadrado não é retângulo só porque possuem aparências diferentes (Lorenzato, 1995).
Será possível ensinar Geometria através da intuição e do raciocínio de forma que os alunosconstruam seus próprios conceitos geométricos?

Introdução
Os Parâmetros Curriculares Nacionais propõem para o ensino da geometria, que o aluno desenvolva a compreensão do mundo em que vive, aprendendo a descrevê-lo, representá-lo e a se localizar nele, estimulando ainda a criança a observar, perceber semelhanças e diferenças, a identificar regularidades, compreender conceitos métricos, epermitir o estabelecimento de conexões entre a Matemática e outras áreas do conhecimento; porém este objetivo não está sendo realizado por diversas razões, tais como o tema geometria estar normalmente no final dos livros didáticos, a falta de preparo do professor em geometria, detectada após o movimento da Matemática Moderna no Brasil, onde a Álgebra é mais enfatizada.
Devemos citar ainda aimportância da Geometria na formação acadêmica dos alunos; em relação à própria Matemática, por facilitar a compreensão de conteúdos que de forma geral auxiliam significativamente na aprendizagem de outras disciplinas como a Física, Química, Geografia.
No contexto profissional a importância da Geometria só é reconhecida nas profissões onde se faz necessária a utilização da mesma. Como exemplopodemos citar Engenharia, Arquitetura, Desenho, a Geometria aparece na forma de habilidades em profissões onde sua aplicação é menos formal: costureira, mestre de obras, coreógrafo, desportista, manobrista, etc.
Em relação à potencialidade da geometria como conhecimento, Freudenthal[1], se expressa da seguinte maneira:
“A Geometria é uma das melhores oportunidades que existempara aprender matematizar a realidade. É uma oportunidade de fazer descobertas como muitos exemplos mostrarão. Com certeza, os números são também um domínio aberto às investigações, e pode-se aprender a pensar através da realização de cálculos, mas as descobertas feitas pelos próprios olhos e mãos são mais surpreendentes e convincentes. Até que possa de algum modo ser dispensadas, as formas noespaço são um guia insubstituível para a pesquisa e a descoberta.”
Segundo projeto de pesquisa realizado pela PUC-SP:
“A geometria é um ramo importante tanto como objeto de estudo como instrumento para outras áreas. No entanto, os professores do ensino fundamental apontam a geometria como um dos problemas de ensino/aprendizagem  e quando solicitados a indicar os cursos de...
tracking img