Geometria descritiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MUDANÇA DE PLANO

Mudança de planos é um dos métodos descritivos da Geometria Descritiva. Quando um objeto possui uma face inclinada em relação aos planos principais de projeção, esta face nãoaparece em verdadeira grandeza.

MUDANÇA DE PLANO

Para obter a verdadeira grandeza desta face, é preciso projetá-la em um plano auxiliar que lhe seja paralelo. Para isso é preciso mudar a posiçãode um dos planos de projeção, plano horizontal de projeção ou plano vertical de projeção, ou os dois; um após o outro; de forma que fique paralelo à face inclinada. Assim o objeto permanece fixo e osplanos de projeção mudam de posição.

REBATIMENTO – PONTO, RETA E PLANO

Seja um ponto A do plano a que vamos rebater sobre o PH. Ao girar o plano a ao redor de sua interseção com o PH(charneira), o ponto A descreve uma circunferência.
A projeção no PH desta circunferência será uma linha perpendicular à charneira e no PV será a própria circunferência. Na interseção das linhas de chamadatemos o ponto A rebatido.

REBATIMENTO - OBJETO

Observe como ficará a épura do ponto A depois de rebater o plano a.

REBATIMENTO - OBJETO

Seja o telhado de quatro "águas" apoiado sobre o PH eprojetado no PV. Considerando a "água" triangular ACD do telhado façamos passar por ela um plano a de topo. rebatendo o plano a para o PH obtemos a verdadeira grandeza VG do triângulo ACD. REBATIMENTO - OBJETO

Observe como fica o rebatimento do triângulo sobre o PH representado em épura.

ROTAÇÃO - OBJETO

Rotação é um dos métodos descritivos da Geometria Descritiva. Neste processo,roda-se um objeto, uma face, uma aresta, ou um vértice do objeto, em torno de um eixo fixo (que é sempre uma reta) até que venha a ocupar uma posição pretendida, mantendo-se fixo o sistema de projeção:Plano Horizontal de Projeção e Plano Vertical de Projeção.

Geometria Descritiva 2 – 1º semestre 2011. Tipos de Retas

RETA QUALQUER No espaço Na épura
PV G’

G’ A’ (A)
A PH (G) G

A’...
tracking img