Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1840 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Composição do sistema Solar
* O sistema solar é constituído pelo Sol e pelos corpos que se movem em torno deste incluindo planetas e cometas.

Origem do Sol e dos planetas
 
Temos várias teorias:
* Teoria de Buffon: em que acreditava que um cometa teria chocado com o sol;
* Teoria de Chamberlain: apoiava a intervenção de uma estrela intrusiva que atraia pela força gravítica partedo sol e que o material ter-se-ia condensado e formado os planetas, mas foi abandonada pois era pouco provável passar outra estrela perto do Sol.
* Teoria nebular: a velocidade da rotação do sol deveria ser maior e os gases deveriam ter se espalhado pelo Universo e não condensando formando planetas.

* Teoria nebular reformulada:

* Verificamos que houve colisões entrepartículas, que se juntaram e teriam formado corpos rochosos como os Planetesimais. Os cometas e asteróides são restos dos planetesimais. O aumento destes corpos fez com que pudessem reter uma atmosfera.
* Os planetas telúricos teriam aparecido nas zonas mais densas do disco-planetário, isto é, mais próximo do sol. Os grandes planetas encontram-se mais afastados do sol e isto devido às radiaçõessolares. Devido ao afastamento destes planetas os gases como o Hidrogénio e o hélio passaram ao estado sólido. Os planetas que se encontram mais próximos do sol são constituídos por materiais com ponto de fusão mais elevado por isso são mais pequenos e formados por silicatos de ferro e possuindo uma atmosfera pouco densa.
* Os planetas mais afastados do sol, os planetas gasosos, condensam-sebaixas temperaturas e são ricos em elementos voláteis. São formados por materiais pouco densos, pobres em silicato e ferro sendo a sua constituição parecida com a do Sol.
A teoria nebular reformulada é válida pois:
* Observamos uma idade idêntica para todos os corpos do sistema solar;
* As orbitais planetárias são quase complanares, formando um disco;
* Os movimentos dos planetas nas suasórbitras são todos do mesmo sentido;
* O sentido de rotação entre planetas é igual excepto Vénus e Úrano;
* Os planetas mais próximos do sol são mais densos que os planetas mais afastados (pois estes são compostos essencialmente por gases), apoiando esta teoria.
Composição do sistema solar
* O sistema solar é composto pelo sol, asteróides, por planetas, cometas e outros corpos depequenas dimensões;
* O sistema solar encontra-se na galáxia Via Láctea, no enxame local e super enxame virgem.
Planeta clássico: é um corpo celeste com orbita em volta do sol. Tem massa suficiente para que a sua gravidade seja suficiente para que o corpo assuma uma forma quase esférica e que atraia corpos celestes para a sua superfície. São chamados planetas telúricos àqueles quetêm semelhanças com a Terra.
 
Planetas anões: são aqueles que tem massa suficiente e gravidade suficiente para que o corpo tenha uma forma quase esférica mas não tem gravidade suficiente para atrair corpos celestes para si.

Asteróides: são corpos de pequenas dimensões. Têm normalmente um diâmetro de 1km em que os maiores asteróides são asteróides diferenciados. Geralmente movem-se na orbita entre Martee Júpiter.

Cometas: são corpos de pequenas dimensões com orbitas muito excêntricas relativamente ao sol. Deve-se á influência dos planetas. São os corpos mais primitivos do sistema. Um cometa é formado por um núcleo constituído por gases congelados que ao passar pelo sol, a radiação solar faz sublimar o gelo da superfície do núcleo formando uma cabeleira. Forma-se ainda uma cauda que éconstituída pelos gases e pelas poeiras libertadas do núcleo.

Meteoróides: que ao caírem na superfície terrestre chamam-se meteoritos. Estes podem-se classificar em três formas:
 
* Sideritos: que são constituídos por elevadas percentagens de ferro níquel.
 
* Aerólitos: são também conhecidos por pétreos pois são constituídos por minerais que podemos encontrar nas rochas terrestres....
tracking img