Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (979 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Globalização social e as desigualdades - “Globalização da Pobreza”

Embora o sistema mundial moderno tenha sido sempre estruturado por um sistema de classes, uma classe capitalista transnacionalestá hoje a emergir cujo campo de reprodução social é o globo e facilmente ultrapassa as organizações nacionais de trabalhadores, bem como os Estados externamente fracos da periferia e da semiperiferiado sistema mundial.
As empresas multinacionais são a principal forma institucional desta classe capitalista transnacional e a magnitude das transformações que elas estão a suscitar na economiamundial está patente no facto de que mais um terço do produto industrial mundial é produzido por estas empresas e de que uma percentagem muito mais elevada é transacionada entre elas.
A nova desigualdadesocial produzida por esta estrutura de classe tem vindo a ser amplamente reconhecida mesmo pelas agências multilaterais que têm liderado este modelo de globalização, como o Banco Mundial e o FundoMonetário Internacional.
No domínio da globalização social, o consenso neoliberal é o de que o crescimento e a estabilidade económica assentam na redução dos custos salariais, para que o é necessárioliberalizar o mercado de trabalho, reduzindo os direitos laborais, proibindo a indexação dos salários aos ganhos de produtividade e os ajustamentos em relação ao custo de vida e eliminando a prazo alegislação sobre salário mínimo. A contração do poder de compra interno que resulta desta política deve ser suprida pela busca de mercados externos. A economia é, assim, dessocializada, o conceito deconsumidor substitui o de cidadão e o critério de inclusão deixa de ser o direito para passar a ser a solvência. Os pobres são os insolventes (o que inclui os consumidores que ultrapassam os limites dosobreendivamento). Em relação a eles devem adoptar-se medidas de luta contra a pobreza, de preferência medidas compensatórias que minorem, mas não eliminem a exclusão, já que esta é um efeito...
tracking img