Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A análise das bacias hidrográficas é de fundamental importância, pois a água é um recurso natural essencial para todas as espécies do planeta. O conhecimento do comportamento das bacias hidrográficasproporciona projetos para evitar acidentes como, por exemplo, as inundações, além de maximizar o aproveitamento desse recurso (água) para o abastecimento de cidades, agropecuária, atividadeindustrial, construção de usinas hidrelétricas, entre outros. 

Bacia hidrográfica, também chamada de bacia de drenagem, corresponde a uma porção da superfície da Terra drenada por um rio principal, seusafluentes e subafluentes. A topografia do terreno é responsável pela drenagem da água da precipitação pluviométrica (chuva) para esse curso de água. 

Os limites entre as baciashidrográficas encontram-se nas partes mais altas do relevo e são denominados divisores de água, pois separam as águas de diferentes bacias. 

Existem várias bacias hidrográficas, sendo que algumas possuem maior destaque emrazão de sua extensão. Entre as maiores bacias hidrográficas do mundo estão: 

- Bacia Amazônica. 
Localização: América do Sul. 
Extensão: 7,05 milhões de quilômetros quadrados. 
A bacia do rioAmazonas envolve todo o conjunto de recursos hídricos que convergem para o rio Amazonas.
- Bacia do Congo. 
Localização: África. 
Extensão: 3,69 milhões de quilômetros quadrados. 

O rio Congo,também conhecido como rio Zaire,[1] é o segundo maior rio da África (após o rio Nilo) e o sétimo do mundo

- Bacia do Mississipi. 
Localização: Estados Unidos. 
Extensão: 3,33 milhões de quilômetrosquadrados. 
O rio Mississippi tem a terceira maior bacia hidrográfica do mundo, excedida em tamanho apenas pelas bacias do Amazonas e doCongo. 
- Bacia do Prata. 
Localização: América do Sul. Extensão: 3,14 milhões de quilômetros quadrados. 
A bacia Platina é formada pelas sub-bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai e por seus respectivos afluentes, formando a bacia do Prata ou...
tracking img