Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|
FORMAÇÃO DO ESTADO DE RONDÔNIA
1 -“A expansão portuguesa para o vale Amazônico foi consequência natural do domínio do litoral norte e da fixação lusa no Delta, ponto extratégico para a penetração do interior”, NADAI, Elza e NEVES, Joana, história do Brasil: da colônia à república. 1998, São Paulo: Saraiva, p. 65)
A respeito da expansão portuguesa, é correto dizer que:A - A ocupação da Amazônia teve como atrativo econômico a exploração da “Drogas do sertão”, utilizando, predominantemente, a mão-de-obra escrava e negra.
B - Teve como base econômica o extrativismo mineral, com a exploração das grandes jazidas de ferro, usando mão-de-obra migrante, principalmenteitaliana.
C - Apesar do grande valor de mercado atribuído as “Drogas do sertão”, os portugueses não enfrentaram grandes problemas para ocupar a região, pois ela não despertou interesses internacionais.
D - S e fundamentou economicamente na coleta das especiarias vegetais, as “Drogas do sertão”(cacau, cravo, etc...) que eram identificadas com a cooperação do índio, peça fundamental nesta atividadeeconômica.
E - A implantação de grandes rodovias e os investimentos oferecidos pela superintendência do desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) , garantiram a ocupação da região por pequenas propriedades familiares que foram as principais beneficiárias.

2 - Considera -se como um dos fatores determinantes da criação do estado de Rondônia o (a):
A - Desmatamento de grande parte da área florestada daAmazônia Ocidental.
B - Surto demográfico em função da agropecuária e dos garimpos.
C - Obtenção de terras a partir dos incentivos governamentais.
D - Insistência da Bolívia na devolução do território pelo Brasil.
E - Transferência da capital brasileira para o centro-oeste.

3 - A respeito da ocupação da Amazônia, assinale a afirmativa incorreta:
A - O plano de integração nacional (PIN) foisancionado na década de 70 no séc. XX, e tinha como estratégia o alívio da pressão demográfica no Sul e no Nordeste do país, além de garantir a ocupação da Amazônia.
B - Essa região foi palco de projetos de colonização oficial e particular, através da coordenação do Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA).
C - A implantação de grandes rodovias e os investimentos oferecidos pela superintendênciado desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) garantiram a ocupação da região por pequenas propriedades familiares que foram as principais beneficiárias.
D - Muitos projetos que receberam apoio da superintendência do desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), apesar de estarem recebendo investimentos, foram abandonados ainda na planta, apresentando grandes irregularidades.
E - A implantação da BR-364 foiincisiva para a ocupação de Rondônia.

4 - Marque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas a seguir:
I –( ) No início de sua criação o estado de Rondônia tinha apenas cinco munícipios.
II –( )Vilhena e Porto Velho eram os dois municípios mais importantes de Rondônia quando foi criado.
III –( ) Na criação dos territórios federais o presidente da época era Jânio Quadros.
IV –() Rondônia faz parte da região Norte e da Amazônia Brasileira.
V –( ) O estado de Rondônia é o mais importante economicamente da região Norte.
FFFVF
FVFVF
FFFFF
VVVVV
VFFVF

5 - Durante a década de 70 e início de 80 do século XX , foi implantado em Rondônia um importante programa que propiciou projetos de colonização e o afastamento da BR-364 . Assinale o nome desse programa e os...
tracking img